PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

19/03/2009

Saiba porque agora é a melhor época para conseguir um emprego - segundo a Catho Consultoria

Saiba porque agora é a melhor época para conseguir um emprego

por Bruna Martinho

Do Jornal Carreira & Sucesso

 

O ano de 2009 começou com uma expectativa muito grande em relação ao mercado de trabalho e suas contratações. Tudo isso por causa da crise mundial anunciada em meados do ano passado e que fez pairar uma incerteza em cima de profissionais e empresas. Contudo, o mercado de trabalho continua aquecido e otimista para quem está procurando o tão sonhado emprego ou para quem busca uma recolocação profissional.

 

O primeiro trimestre do ano sempre foi muito aquecido, e gera muitas contratações e ofertas de emprego. Em 2009, o cenário não será diferente e a gerente de Atendimento da Catho Online, Camila Mariano, explica o porquê: “Na primeira segunda-feira de janeiro tivemos mais de 12 mil vagas inseridas no site e nos últimos 30 dias foram mais de 4 mil profissionais contratados por meio da Catho. Isso demonstra que as empresas, apesar de cautelosas, estão contratando e investindo em seus planejamentos para obter bons resultados neste ano.”

 

No final do ano, a maioria das empresas já prepara o seu planejamento para o ano seguinte e a implementação das ações começam já nos primeiros meses. Assim, as contratações previstas pelas empresas se iniciam em janeiro e se estendem até março, conforme suas necessidades e tempo de processo para seleção. Por isso é que não se deve parar de procurar emprego nesta época, nem durante as férias. “Quem realmente está empenhado em buscar uma oportunidade não deixa passar este período, uma vez que já é de conhecimento que estes meses são alguns dos melhores para mudar ou encontrar uma nova oportunidade.”, complementa Camila.

 

DICAS PARA CONSEGUIR UM EMPREGO

 

Segundo Camila, a determinação e a persistência são fundamentais para aqueles que querem e precisam de um emprego. “Desta forma, a busca deve ser incessante, seja nas férias ou emendas de feriados. Mesmo nestas datas há empresas com vagas disponíveis e selecionadores buscando um profissional para elas.”, explica.

Camila separou algumas dicas simples e eficazes para quem está em busca de uma nova oportunidade. Confira:

 

* Disponibilize tempo para a elaboração de um bom currículo;

 

* Dedique-se ao envio diário de currículos (por meio de sites e jornais);

 

* Faça contato com amigos e parentes que possam conhecer uma empresa que tenha vagas em aberto ou ainda indicá-lo para uma vaga;

 

* Mantenha-se atualizado e em constante aprendizado. O conhecimento é um importante aliado na empregabilidade do profissional.

 

NÚMEROS DA CATHO

 

Hoje o site da Catho Online conta com mais de 180 mil anúncios de vagas de emprego e 160 mil currículos cadastrados. A previsão é de que o mercado se manterá aquecido, como nos anos anteriores, e boas oportunidades surgirão para os profissionais empenhados em encontrar uma nova oportunidade. “Apesar das especulações, até o momento não sentimos nenhum impacto da crise que se instalou em outros países. Continuamos com um alto número de vagas e currículos divulgados diariamente no site, como já é esperado em todo início de ano.”, diz Camila.

 

No ranking das áreas que mais possuem anúncios de vagas no site, a área Comercial continua em alta.

 

10 áreas que mais possuem vagas no site da Catho Online

- Comercial
- Atendimento
- Administrativa
- Informática
- Financeira
-
Educação
- Saúde
- Técnica
- Engenharia
- Indústria

 

Segundo pesquisa da Catho Online, “A Contratação, A Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros”, o número de profissionais que recorrem a sites de anúncios de vagas e currículos quando estão à procura de um novo emprego tem crescido num ritmo de aproximadamente sete pontos percentuais ao ano, nos últimos quatro anos. A pesquisa aponta que 67,16% dos profissionais contratados em 2007 utilizaram a Internet no processo de busca de uma nova oportunidade no mercado – mas não foram, necessariamente, contratados graças aos recursos oferecidos pela Web. “A principal vantagem de anunciar o currículo no site com certeza é a agilidade! O profissional poderá se candidatar à ótimas vagas em menos tempo, agilizando sua busca por uma oportunidade.”, finaliza.

 

Para ler mais matérias, acesse o site do jornal agora!

 

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics