PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

16/07/2009

O que é Full Hd e TV digital?

image

atualizado em 29/09/2012

Saiba o que é Full Hd antes de comprar a sua nova TV

Se você como eu, não sabia o que significava o termo Full HD, leia o artigo postado no Matheus Cunha Blog, que explica de forma  simples, correta e objetiva os detalhes desta definição:

Divulgação: O que é Full Hd? por Matheus Cunha

image
 
Você está passeando por uma loja de eletroeletrônicos e vê uma TV de plasma ou LCD com o selo Full HD. Mas que raios significa Full HD? E 1080?
 
Vou ser simples: Full HD (Full High Definition [ao pé da letra: Alta definição máxima]) é a resolução máxima que uma TV de alta definição (HDTV) do mercado alcança. Se você chegar perto de uma TV de tubo normal, vai perceber uns ‘pontos’ na tela. Esses pontos são chamados de pixels. Uma TV Full HD tem 1920 pixels de resolução horizontal por 1080 linhas de resolução vertical, equivalendo a uma resolução com 2.073.600 pixels no total, o que permite um melhor detalhamento da imagem.
 
Mas porque eu vejo uma imagem ruim do DVD numa televisão Full HD? 
 
A imagem do DVD fica ruim na televisão por dois motivos: A mídia e o cabo. Para obter uma boa qualidade de imagem, você precisa de um vídeo em alta definição. Geralmente alguns DVDs (principalmente os piratas) sofrem uma compressão de arquivo (diminuição da resolução para um maior tempo de vídeo). A conseqüência, às vezes, é uma qualidade de um ‘vídeo de internet’ numa TV Full HD. A mídia especial para vídeos de alta definição é o BD (Blu-Ray Disc [Disco usado no PS3]) que suporta até 50 GB, enquanto um DVD suporta até 8,54 GB.
 
image
 
O cabo também é outra história. Os DVDs geralmente vêm com um cabo áudio e vídeo, o que não gera toda a qualidade do vídeo para uma TV. Para alcançar a qualidade máxima de um DVD, você deve usar um cabo de vídeo componente (YPbPr) no seu televisor. Para alcançar uma qualidade digital máxima de transmissão em uma TV Full HD, você deve usar um cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface).
 
image
 
E porque todos da emissora de TV ficam achatados na tela de uma TV Full HD?? 
 
Isso é questão de transmissão. A TV analógica transmite em um formato chamado 4:3, enquanto as transmissões digitais são em widescreen (16:9). Sabe aquelas faixas pretas que ficam na horizontal acima e abaixo do vídeo em alguns filmes? É como se fosse uma simulação do formato 16:9 (Formato usado pelo cinema). Confira a imagem abaixo:
 
image
 
Percebemos que a ultima imagem fica achatada (4:3 redimensionado).Para uma transmissão em 16:9 com qualidade digital, é preciso um set-top box, sinal digital, uma TV com o selo “HDTV Ready” ou Full HD.
 
Veja abaixo a comparação de uma TV digital com uma TV analógica:
 
imagemtv

Todas TV´s Full HD recebem sinal digital nas transmissões de TV aberta (por antena)?

Nem todas TV´s Full HD recebem sinal digital nas transmissões de TV aberta (por antena). Para isto é necessário que a TV possua um conversor digital integrado no padrão adotado no Brasil (padrão ISDB-Tb).

Caso contrário será necessário a utilização de um conversor digital externo, chamado de set-top box, para fazer a conversão de sinal.
 
img_pag131
 
No caso de transmissão a cabo ou satélite (parabólica) por assinatura, contate o seu provedor para verificar qual o conversor digital adequado para a sua recepção…
 
Portanto, na hora de comprar a sua TV de alta definição (Full HD), é importante saber se a mesma já vem equipada com o conversor digital integrado, reduzindo-se os custos com a aquisição de um equipamento externo (set-top box) complementar.
 
OBS.:
 
1. É necessário que a sua cidade já receba sinal digital – veja aqui as cidades e emissoras que já tem canal digital 
 
2. Nem todos os programas de uma emissora digital são gerados em HD (alta definição)
 
3. Nem todos canais e programas de TV por assinatura possuem conteúdo digitalizado e de alta definição (HD). Contate o seu provedor e peça orientações…
 
4. Mesmo que a sua HDTV possua conversor digital integrado, será necessário uma antena UHF para recepção de sinal digital nas transmissões de TV aberta. Basta uma antena UHF convencional e de boa qualidade.                   
                            
5. Muitos modelos de TV´s de alta definição vendidas atualmente já possuem conversor digital integrado (pergunte ao vendedor antes de comprar)
 
6. Veja aqui a nomenclatura completa da TV digital, segundo o SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital)
 
7. De acordo com o cronograma do SBTVD, até junho de 2013 todas as emissoras e cidades brasileiras terão transmissão digital. Junho de 2016 será encerrada as transmissões analógicas no Brasil.
 
 
image 
Fonte:
header5 


Veja também

O que você precisa saber sobre as TV´s 3D

27 comentários:

webflow21 disse...

Legal eu não sabia, amigo tenho um convite para você, gostaria de contribuir com meu blog?

www.dicadedica.com

Passa lá e responde....

dicadedica disse...

Olá, vi seu comentário, veja as vantagens neste link e me envie um email para que eu te cadastre como co-autor no blog.

http://dicas.dicadedica.com/2009/07/convite-colunista-dicadedica.html

meupcweb20@gmail.com

Unknown disse...

Matheus,

Ola,

Quando vc diz FULL HD é 1920x1080, essa é a quantidade de pontos total de uma TV FULL HD (1920 pontos na horizontal e 1080 pontos na vertical) e não a quantidade de pontos por polegada quadrada, correto ?

Abraços

Alessandro Lopez
e-mail: alessandro_pm_lopez@hotmail.com

byALF disse...

Ola Alessandro,

Corretíssimo, 1920 é a quantidade total de pontos na horizontal e 1080 a quantidade total de linhas na vertical. Porém, o que o o Marcelo quiz dizer é que no total, somando a quantidade de pontos de todas as polegadas ao quadrado da tela, teremos 2.073.600 pontos de definição, ou seja, nada mais do que 1920 vezes 1080. Obrigado pela informação... Vou alterar o texto para evitar mais dúvidas.

Abraços...

Unknown disse...

OI, me tire uma duvida, eu vou comprar uma TV que pegue sinal Digital, todas as TVs FULL HD pegam sinal digital?

byALF disse...

Osmar,

Nem todas TV´s Full HD pegam sinal digital nas transmissões de TV aberta (por antena). É necessário você verificar se a TV possui um conversor digital integrado no padrão adotado no Brasil (padrão ISDB-Tb). Caso contrário será necessário você comprar um set-top box, aparelho conversor de sinal. Nos casos de transmissão a cabo ou satélite (parabólica), contate o seu provedor que irá orientá-lo na conversão.
Portanto antes de comprar a sua TV LCD, Plasma ou LED, pergunte ao vendedor se é preciso ou não comprar um "conversor de sinal digital - set-top box " para assistir seu canal de tv aberta (por antena) ou se ela já vem com um conversor digital integrado. Se ele disser que não é preciso comprar nenhum outro equipamento, então esta TV está adquada para recepção digital através de antena, sendo ela Full HD ou não...
OBS: 1. é necessário que na sua cidade já tenha o sinal digital / 2.a maioria das TV´s Full HD vendidas atualmente já possuem conversor digital integrado

hiq13 disse...

Ola webmaster.
Uma dica e uma pergunta.
Dica: Poste mais sobre TV digital. (talvez não seja conveniente apenas para a minha curiosidade)

Duvida:
Seguinte, comprei uma Tvhd com entrada para tv digital.
Tem um plug atraz dela pra tv digital, porém achei que a captação do sinal era direta, sem necessidade de ter que encaixar algum cabo.
Parece q no meu prédio então terei de pedir a instalação de uma antena digital, para que eu use um cabo conector na minha tv.

Estou viajando? Não preciso de cabo nenhum? São Carlos/SP ainda não tem transmissão digital.

Abraço.

byALF disse...

hiq13,

Obrigado pela dica... Realmente, será necessário colocar uma antena UHF no seu prédio para a recepção digital (antena UHF convencional e de boa qualidade), caso ainda não tenha. Verifique se sua HDTV possui conversor integrado, caso contrário, será necessário também um conversor externo (set-top box). São Carlos ainda não possui sinal digital... estamos engatinhando ainda nesta tecnologia!
abraços

Zé Moleza disse...

Muito bom o post! Tirou todas as minha dúvidas!

Thiago Lucena disse...

Meu nome é Thiago e moro em Salvador na Bahia.
Só para ver se entendi, me esclareça o seguinte: o ideal então é adquirir uma tv que seja full hd e que já tenha conversor digital.
Se for muito cara, basta que tenha conversor digital para garantir uma boa imagem?
Aguardo ansiosamente pela resposta!
Valeu!

byALF disse...

Thiago,

Para você ter uma imagem digital e de altíssima qualidade para assistir os canais abertos, você precisará de uma HDTV (televisão de alta definição, LCD, plasma ou Led) Full-HD (máxima resolução) ou HD-Ready (alta definição), um conversor digital (externo ou integrado), uma antena UHF e sinal digital na sua cidade...

Contudo, se na sua cidade tiver sinal digital, e você tiver uma TV de tubo mais um conversor digital externo e antena, você terá uma melhora na qualidade da imagem (fica + estável), porém, não será uma imagem de alta definição...

espero ter respondido

Thiago Lucena disse...

Respondeu sim!
Vou adquirir uma tv LCD de 32". Mas para entrar na era digital vou adquirir logo uma que tenha full hd e já venha com conversor digital integrado.
Obrigado pela resposta e pela agilidade.

Zé Moleza disse...

Legal o texto! Tirou minhas dúvidas sobre Full HD!

Zé Moleza disse...

Muito bom o texto!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Oi me dá uma ajuda? No meu predio tem uma antena coletiva que pega vários canais além dos chamados abertos (Globo, SBT, Record etc) + o circuito de camaras das portarias. Na minha TV velha (tubo) funcionava perfeitamente, agora comprei uma TV LCD Samsung com conversor digital integrado e conectei-a a essa antena, mas a TV só pega os 5 canais abertos, não pega mais os outros e nem as cameras da portaria, sabe me falar porquê?

byALF disse...

Tania, não sei qual é o sinal recebido da sua antena coletiva, porém sugiro que você configure os canais para o modo automático:

Na sua TV, entre em (menu / instalações / canal ou sinal / automático) ou algo parecido (varia de modelo para modelo)... deixe a TV scaniar todos os canais configurando-os automaticamente..

Feito isto e não resolver, recomendo que procure um técnico especializado para avaliar o problema aí no local...

espero ter ajudado um pouquinho...

Zé Moleza disse...

Excelente post!!!!!

Zé Moleza disse...

Muito bom esse post!

dani disse...

gostaria de saber qual é o tipo da tv de 40 polegadas pra cima que vem com internet

byALF disse...

Olá Dani,

Os artigos abaixo trazem dicas bem legais sobre TV's com internet:

. Dicas para escolher sua TV com internet
. Tudo sobre as novas TV's com internet...

Espero ter ajudado,

Visual Dicas (byalf)

Unknown disse...

Olá. Parabéns pelo post, muito informativo. Mas tenho uma dúvida:
Moro em Guarulhos - SP e possuo uma Tv Led 40', Full HD, com conversor digital embutido. Seja assistindo filmes no aparelho de Blu-ray ou no PS3 a imagem é surpreendente e preenche toda a tela. Contudo, minha antena é Sky livre e o sinal é totalmente digital para todos os canais. Gostaria de assistir, pelo menos, a programação da TV aberta em Full HD, assim como os filmes em Blu-ray. Isso é possível? Se for, como faço para conseguir isso? Existe alguma antena específica? Grato

byALF disse...

Olá Gabriel,

Entre em contato com a sua operadora de TV, Sky livre no caso, e verifique se a sua assinatura prevê IMAGENS HD (Hight Definition). Somente assim você poderá ter uma imagem compatível com qualidade da sua TV.

Portanto, sinal digital não significa qualidade de imagem.

Para obter imagens tipo Blu-Ray, é necessário que o seu plano de TV por assinatura tenha sinal digital e qualidade de imagem em HD, o que geralmente é bem mais caro. Mesmo assim, nem todos os canais possuem essa qualidade ainda....

Visual Dicas

Unknown disse...

Mim tire uma duvida 'comprei uma tv full hd led completa , comprei uma atena de sinal aberto 'mas as imagens nao e muito boa as vezes fica enbaçados as imagens , alguns canais pega perfeito mas so os canais que tem hdtv 'o que devo fazer pra ter uma imagem boa en todos os canais sem imperfeicoes ....

Unknown disse...

ola a minha tv e full hd mas nao tem conversor digital que tipo de antena uhf devo colocar uma antena digital ou outra?

ninon7086 disse...

Olá boa noite comprei uma tv samsung f6400 46 tenho Sky em casa os canais em a hd pega perfeito já os outro n pega pq será

byALF disse...

Olá Ninon,

Recomendo que você procure a assistência técnica da Sky para avaliarem este problema.

Visual Dicas

Unknown disse...

Irei Precisar De Um Conversor Digital Desses!

Conversor digital

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics