PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

05/08/2009

Computação em nuvem? Já ouvi falar…

Computação em nuvem? O que é isto?

http://www.costpernews.com/wp-content/uploads/2008/04/276c8360-5c4f-4ed2-8c63-2333533eba41.jpg


Você, assim  como eu, já deve ter ouvido falar em Computação em Nuvem (ou cloud computing). Mas o que realmente significa isto? Veja o que dizem o Vice Presidente da Google Enterprise e a Salesforce (empresa americana de software e produtora do CRM):
 
Dave Girouard, Vice Presidente and Diretor Geral da Google Enterprise: "Cloud computing é um conceito simples: Software e serviços são forncedios na Web e através do browser. Nenhum servidor ou software cliente para instalar. Disponível a qualquer hora, em qualquer lugar, de qualquer dispositivo conectado à internet. Negócios chamam de software-as-a-service, ou SaaS, mas pra outros, é simplesmente a Web."
 
Salesforce: "Cloud Computing é uma maneira melhor de rodar seus negócios. Ao invés de você rodar os aplicativos, estes são rodados em um data center compartilhado. Quando você usa qualquer aplicativo que rode na cloud, você simplesmente se loga, customiza, e começa a usá-lo. Este é o poder de Cloud Computing."
 
http://www.techlider.com.br/wp-content/uploads/2009/06/computacao-nuvem.jpg
 
Em outras palavras, com a Computação em nuvem não será mais necessário infraestrutura em sistemas ou de licenças de softwares. Assim, toda a infraestrutura e softwares utilizados em empresas ou por pessoas física poderão ser compartilhados através da internet com milhares de outros usuários, reduzindo-se expressivamente  todos os custos operacionais em TI.
 
Neste modelo, o processamento, a administração e o espaço em disco serão fornecidos por serviços contínuos e  seguros, através de Data Centers espalhados pelo mundo, onde o usuário pagará apenas pelo o que ele utiliza, e não pelo o que ele necessita.
 
Diferente da hospedagem ou do outsourcing, uma empresa poderá colocar seus servidores na “nuvem”, e utilizar o sistema operacional, administração de dados, links em qualquer aparelho ligado na internet (desktop, notebook, celular 3G, ipod, etc), softwares para todas as aplicações e armazenamento fornecidos por um prestador de serviços, onde você pagará apenas uma taxa mensal, ou até gratuito dependendo da necessidade. Imaginem a redução de custos que isto proporcionará?
 
Além destas vantagens, os computadores não precisarão mais ter muitos recursos, portanto preços menores; e teremos a mobilidade total, onde através da internet, poderemos acessar a todos os dados em qualquer lugar do mundo, independente do aparelho utilizado, sendo ele um desktop, notebook, GPS ou um celular 3G.
 
Hoje já temos vários serviços que utilizam um pouco desta tecnologia, como o Orkut, o YouTube, gerenciador de documentos (Google Docs.), agenda de compromissos (Google Calendar), serviço de e-mails (Gmail), serviço de mapas (Google Maps), Blogs (Blogger), entre outros serviços, além do PHOTOSHOP na versão Web.
 
Bem, como podemos observar, este modelo é todo focado na Internet e velocidade de conexão. No Brasil, como todos sabem, nosso sistema de transmissão de dados via internet (banda larga) além de muito caro, é péssimo. Espero que as autoridades responsáveis, assim como a Anatel, enchergem melhor o futuro, e exija dos nossos provedores melhor qualidade e investimento, a fim de não ficarmos de novo na rabeira dos países desenvolvidos, e pagando muito caro por isto…..
 
até mais….
 

1 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

Bom dia, que vc tenha um fim de semana delicioso.
bjsss

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics