PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

10/08/2009

A ÉTICA E OS BONS COSTUMES

 

“A ética é a parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral”. (Grande Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa).

 

É o “Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto” (Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa – Aurélio)

 

Assim sendo é previsível que, além dos princípios éticos absolutos, cada sociedade ou grupo social tenha definido, formalmente ou não, seus princípios éticos.

 

Os princípios éticos absolutos são condizentes com a natureza dos homens e inspirados nas leis morais universais.

 

Cabe à Família e à Escola, através da Educação informal e formal implantar e cultivar conceitos e bons costumes  entre seus integrantes.

 

Já os princípios éticos relativos a determinada sociedade seja, por exemplo, um país, uma cidade, uma escola, uma organização de trabalho e produção, um clube de futebol, etc. estão, normalmente, definidos em constituições legislativas, estatutos, regimentos, ou em normas, regulamentos e contratos.

 

Os bons costumes de comportamento, tais como: a disciplina e a ordem, a pontualidade, a cooperação, o respeito mútuo, a discrição e a solicitude, denotam aprimoramento educacional, quer seja na família, na escola, na oficina de trabalho, ou em qualquer outra instituição ou atividade humana.

 

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 07/08/09

 

Fonte: Blog Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics