PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

10/08/2009

A ÉTICA E OS BONS COSTUMES

 

“A ética é a parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral”. (Grande Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa).

 

É o “Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto” (Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa – Aurélio)

 

Assim sendo é previsível que, além dos princípios éticos absolutos, cada sociedade ou grupo social tenha definido, formalmente ou não, seus princípios éticos.

 

Os princípios éticos absolutos são condizentes com a natureza dos homens e inspirados nas leis morais universais.

 

Cabe à Família e à Escola, através da Educação informal e formal implantar e cultivar conceitos e bons costumes  entre seus integrantes.

 

Já os princípios éticos relativos a determinada sociedade seja, por exemplo, um país, uma cidade, uma escola, uma organização de trabalho e produção, um clube de futebol, etc. estão, normalmente, definidos em constituições legislativas, estatutos, regimentos, ou em normas, regulamentos e contratos.

 

Os bons costumes de comportamento, tais como: a disciplina e a ordem, a pontualidade, a cooperação, o respeito mútuo, a discrição e a solicitude, denotam aprimoramento educacional, quer seja na família, na escola, na oficina de trabalho, ou em qualquer outra instituição ou atividade humana.

 

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 07/08/09

 

Fonte: Blog Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More