SER GENTIL
Você se considera uma pessoa gentil?
“Ser gentil é saber ceder, mostrar-se amável em atos e palavras, ser tolerante e acolhedor.” (Eugênia Morais)
Recorremos ao Google para saber mais sobre o assunto:
“Gentileza é uma qualidade que existe nos seres humanos que são sensíveis. A gentileza pode se apresentar de várias formas, em diversas situações, tudo depende da pessoa que tem a essência, a essência gentil. É gentil dar um Bom Dia sorrindo e sincero; perguntar como foi o seu dia, ou se está precisando de alguma coisa; é colocar-se à disposição de alguém que passa por um momento difícil, enfim a gentileza é algo infinitamente agradável de se receber, pena ser tão raro conhecer pessoas verdadeiramente gentis.”
“Gentileza é uma qualidade muito apreciada. Diria até que é uma sutileza da educação. Um jeito de proceder, um modo de ser, uma forma diferente de olhar o mundo. Ser gentil é um predicado muito mais aprimorado e intenso que ser educado. Ela é uma característica que está associada aos valores e à ética. Penso que a pessoa gentil se preocupa com a maneira como interage consigo própria, com os outros e com o mundo, em geral.”
“As pessoas pouco gentis são violentas e grossas gratuitamente e usam linguajar vulgar acompanhado de atitudes de desprezo e falta de respeito.”
A gentileza cabe em toda parte, e a pessoa gentil é reconhecida pelas suas expressões, atitudes, gestos e palavras.
Podemos notar que a gentileza gera gentileza e que num ambiente comunitário, quer seja doméstico, profissional, escolar, político, religioso, etc. o convívio tende a ser mais harmonioso e agradável quando ali se cultiva a gentileza.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 29/08/09
Fonte: Blog Escola da Vida
0 comentários:
Postar um comentário