Outsourcing e Terceirização tem diferença?
Sempre que leio artigos sobre informática e tecnologia, encontro no texto aquela palavrinha em inglês: “outsourcing”. Mas o que isto significa?
Vejamos no Wikipédia:
Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligado a idéia de sub-contratação de serviços.
Em outras palavras, "Outsourcing" é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.
e segundo o INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial
Outsourcing: Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de produzi-los internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica. Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo os executivos para se dedicarem mais às core competence (competências estratégicas) da empresa."
Mas no mundo corporativo em plena evolução administrativa, atualmente se diferencia o termo outsourcing de terceirização, conforme as definições abaixo:
Outsourcing
O outsourcing (out= fora e source = fonte) é o uso estratégico de recursos externos para as atividades que são foco principal da empresa. É praticamente designar serviços a terceiros, sendo que este trabalho demanda equipamentos, know-how, tecnologia e mão-de-obra especializada.
Terceirização
A terceirização trata de serviços ligados ao trabalho mais braçal, como portaria e segurança, que quase sempre não requerem conhecimentos técnicos específicos.
“De modo geral, no Brasil, o nome outsourcing está sempre relacionado com tecnologia de informação (TI). Mas com a dinâmica da economia, a alta competitividade e a necessidade de especialização impulsionando o uso desse artifício, as áreas contábil e fiscal também vêm se destacando e entrando de vez no mercado de outsourcing, sendo que este recurso otimiza os custos”. (segundo o site administradores.com.br)
Então, quando encontramos o termo outsourcing em um texto de informática ou tecnologia, devemos apenas substituí-lo por: “prestação de serviços em tecnologia através de uma empresa especializada externa…”
Literatura: Wikipédia, administradores.com.br, logics.com.br
até mais…
0 comentários:
Postar um comentário