PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

14/11/2009

A Filosofia e o nosso dia-a-dia

image

A Filosofia e o nosso dia-a-dia

Neste despretensioso comentário consideremos a Filosofia como o estudo ou o conjunto de ideias e princípios, elaborados à luz da Lógica e da razão, que procuram explicar a origem e a natureza dos seres vivos, do homem e do Universo.

Graças à Filosofia buscamos respostas às mais antigas e contundentes indagações, tais como: Quem sou? De onde vim? O que estou fazendo nesta existência? Para onde vou?

Desde a antiguidade os consideráveis e renomados filósofos buscam respostas lúcidas para as inúmeras questões que as ciências não conseguem demonstrar através das suas experimentações.

No afã de equacionar problemas e desvendar situações incógnitas, para satisfazer seus adeptos, muitas organizações sociais e religiosas elaboram dogmas que permanecem com status de “verdades” e são, ortodoxamente, “intocáveis”.

As verdades absolutas são, todavia, reveladas gradativamente aos homens por pensadores e profetas à medida do desenvolvimento intelectual e moral da Humanidade.

A Filosofia constitui, portanto, um patrimônio intelectual e cultural da Humanidade e, por isso, deveria ser acessível a todos que buscam seus conhecimentos, suas revelações e sabedoria.

Os filósofos não são meramente estudiosos, são educadores por excelência. Os grandes pensadores não “passam”... São eternos!

No nosso dia-a-dia, conscientemente ou não, vamos convivendo e usufruindo da sabedoria e das experiências de vida, alcançadas pela Filosofia, clássica ou popular. Esta última no seu senso comum. E não é de se estranhar que cada um de nós tenha um pouco de filósofo.

Se a Filosofia culta tem muito de sabedoria e fundamentação na Lógica e no método dedutivo, a Filosofia popular tem muito de sutileza e ação no método indutivo. As duas se complementam para darem ao homem o arcabouço teórico e prático (Logus e Práxis) tão necessários para o desenvolvimento e evolução de toda a humanidade.

(Luiz Gonzaga S. Ferreira – Araraquara, 07/11/09)

Fonte: Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics