PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

13/11/2009

Sexta Feira 13 – Azar ou Sorte: Saiba Porque!

Sexta Feira 13

O 13 é popularmente conhecido como um número de azar, com exceção do Zagalo que acreditava dar sorte!!! O azar ligado ao número 13 fundamenta-se na numerologia, pois nela o número 12 é considerado o número das coisas completas, pois 12 eram os apóstolos de Jesus, 12 são os meses do ano, 12 eram as tribos de Israel e 12 são os signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular.

Sexta-Feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar, desta forma ao somar o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias, a Sexta Feira 13.

Não há consenso sobre a origem da tradição em relação a Sexta Feira 13, assim destaco as mais conhecidas e prováveis:

1 - A crença pode estar ligada ao fato de que Jesus Cristo provavelmente ter sido morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa Judáica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário Hebraico.

2- Na Santa Ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

3 - Esta supertição pode ter tido origem no dia 13 de outubro de 1307, Sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França, os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

As prováveis origens acima demonstradas são todas de cunho cristão porem existem versões anteriores que provêm de duas lendas da Mitologia Nórdica:

1 - A primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados, LOKI, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de BALDER, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

2 - A Segunda história conta que a deusa do amor e da beleza era FRIGA (que deu origem a frigadag, sexta-feira), Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, FRIGA foi transformada em bruxa e como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio em pessoa, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Fonte: Blog do Maikol
Visual Mídia Formação Profissional

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics