PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

06/12/2009

O DIFÍCIL ATO DE DECIDIR

image

O Ato de Decidir

O ato de decidir (ou seja, a decisão) consiste em: escolher uma entre outras opções; resolver desta ou de outra maneira; deliberar de acordo com este ou aquele ponto de vista; tomar este ou aquele posicionamento diante de uma situação; definir o melhor resultado em uma comparação.

Os maiores e mais importantes empreendimentos humanos, pelo seu significado e sua complexidade, requerem decisões prudentes e judiciosas mais apuradas. Daí a conveniência de uma decisão em conjunto tomada por especialistas no assunto. Nem por isso, porém, as mais simples e corriqueiras ações deixam de merecer criteriosas e prudentes decisões, uma vez que delas se originam consequências boas ou más.

Mesmo no nosso dia-a-dia estamos constantemente envolvidos em procedimentos que reclamam nossas decisões: a escolha de uma roupa; o material escolar a ser levado para a aula; a melhor maneira de solicitar um favor, de aplicar um dinheiro, etc.

Muitas pessoas apresentam grande dificuldade para tomar decisões e há outras, ainda, que nem conseguem fazê-lo.

Essa dificuldade quando ocorre no âmbito empresarial, pode ter consequências prejudiciais, tais como a perda de um bom negócio ou de uma boa oportunidade.

A capacidade de tomar decisões firmes, claras e no tempo certo é uma importante característica de liderança. O tipo de decisão, porém, varia conforme as circunstâncias. Por isso, é preciso sempre fazer uma análise da situação e de possíveis implicações, com o máximo de elementos possíveis para que possamos tomar uma decisão mais acertada.

Para muitas pessoas o fato de ter que decidir passa a ser até um sofrimento que gera ansiedade e precipitação o que compromete, ainda mais, o resultado da decisão.

Como qualquer outro comportamento ou atitude, tomar decisões é um comportamento que pode ser aprendido com o tempo. Daí a importância do treinamento, da persistência e de cuidados como: evitar a precipitação e a ansiedade; analisar a realidade da situação e não decidir por outra pessoa.

Luiz Gonzaga S. Ferreira – Araraquara, 06/12/09

Fonte: Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics