PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

30/01/2010

Aumente a velocidade da sua internet com o programa do Google

Google Code[41]

Google Code Namebench – Open-source DNS Benchmark Utility

Com este projeto da Google (Google Code namebench), a velocidade de conexão com a internet pode ficar mais rápida rodando apenas um  programa chamado namebench, que “caça” servidores de DNS disponíveis para o uso de seu computador, conforme o tipo de conexão, navegador utilizado, histórico de sites que você abriu, provedor e região onde ela está instalada.

O programa determina qual o melhor DNS com base no histórico e padrões de dados do seu computador em conjunto com os dados do seu provedor da internet. O programa é totalmente gratuito e roda no Windows, Mac OS e UNIX.

ATENÇÃO: Os endereços de DNS sugeridos pelo programa são individuais para o seu computador e para a conexão que você está utilizando no momento (provedor e tipo de conexão). Os mesmos endereços sugeridos para o seu computador podem não funcionar eficientemente em outra máquina, ligada na mesma rede ou quando você utilizar o mesmo computador em uma outra conexão com a internet…

Definição de DNS: Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 05/06/2005 - Atualizado em 05/06/2005 (www.infowester.com)

“A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu navegador, por exemplo, www.google.com.br, www.infowester.com e www.ealecrim.net. No entanto, o que o computador faz para encontrar esses sites quando você solicita? É neste ponto que "entra em cena" a tecnologia DNS, que será explicada a seguir.

O que é DNS

DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP (o protocolo utilizado na internet e na grande maioria das redes) que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereço IP.

Cada site da internet é acessível por um endereço IP. O problema é que existem tantos que é praticamente impossível decorar o IP de cada um. Imagine que ao invés de digitar www.infowester.com para acessar este site, você tivesse que informar ao navegador o endereço 200.178.123.25. Imagine então que você tivesse que fazer o mesmo para cada site que você visita, como Google, UOL, Yahoo, etc. Como você deve ter percebido, ia ser trabalhoso acessar cada um desses sites através do endereço IP, pois além de decorá-los, você teria que consultar uma relação de IPs toda vez que quisesse acessar um site novo.

Para lidar com esse problema é que o DNS é usado. É ele que permite o uso de nomes (também chamados de domínios) ao invés dos IPs no acesso aos sites. Basicamente, na internet, o DNS é um conjunto de grandes bancos de dados distribuídos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP é associado a um nome (ou seja, um endereço do tipo www.nomedosite.com).”

Veja o artigo completo: Básico sobre DNS (Domain Name System)

Faça o teste, vale a pena conferir!

Agora acesse o site: http://code.google.com/p/namebench/

image

Na barra lateral, clique no link <namebench-1.1.exe> para baixar o programa para o Windows

image

Rode o programa namebench-1.1.exe e clique em <Start Benchmark>

image

Aguarde…. Isto pode demorar alguns minutos…

image

O programa envia um relatório no seu navegador, como no exemplo abaixo:

image

No nosso exemplo, ele indica que definindo os servidores DNS sugeridos abaixo, a minha conexão pode ficar em até 13% mais rápida…

image

Agora você deve substituir o DNS da sua conexão. De dois cliques sobre o ícone de conexão (que aparece próximo ao relógio na barra de ferramentas inferior) e clique em <propriedades> na janela Status de Conexão local

OBS: caso não encontre o ícone, você pode acessar o Status de Conexão local através <Meus locais de rede>, <Exibir Conexões de rede> e <Conexão local>

image

Clique em <Propriedades> selecione <Protocolo TCP/IP> e clique em <Propriedades> novamente…

image

Substitua os endereços DNS pelos sugeridos pelo programa namebench:

Se estiver selecionado como <Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente> mude a seleção para <Usar os seguintes endereços de servidor>

Se já estiver selecionado <Usar os seguintes endereços de servidor>, copie os endereços DNS preferencial e alternativo, para que você possa utilizá-los novamente se desejar…

image

Agora transcreva os 2 primeiros DNS sugeridos pelo namebench (Primary server e Secundary server) para Servidor DNS preferencial e Servidor DNS alternativo, conforme nosso exemplo abaixo:

image

Após inseridos os endereços clique em <OK> e em <Reparar> conexão local

image

Pronto, agora é a hora da verdade, navegue na internet e veja se percebe alguma diferença…

Caso desejar, volte na configuração original, alterando as propriedade de protocolo TPC/IP conforme explicado anteriormente.

Comente aqui os resultados. A sua opinião é importante para que possamos analisar melhor as vantagens deste projeto... No meu caso percebi uma melhora bem relevante na abertura de alguns sites e no nosso blog também…

até mais… [ byALF ]




15 comentários:

ReiVersuri disse...

Fiz todo o procedimento aqui e posso falar com certeza que melhorou muito. No meu laptop deu 35% faster enquanto que nos desktop deu 41%faster e a conexão ficou bem melhor. Até para abrir a colheita feliz e o aquário no orkut (coisas da minha esposa) a melhora foi significativa.

Tenho uma dúvida: No laptop, que utiliza a rede sem fio, essas alterações nos DNS se refere a rede que estou conectado, o que ocorre quando eu troco de rede? Pode ter problemas de não conseguir conectar devido eu ter colocado estes DNS?

Abraços
@reiversuri

byALF disse...

Olá ReiVersuri,

Infelizmente você terá que refazer todo o procedimento novamente. Segundo o Google, o DNS sugerido pelo namebench é particular para cada computador e para a rede que você estiver conectado no momento, ou seja, se mudar a rede, possivelmente deverá utilizar outro DNS...

Anote os DNS sugeridos para as redes que você utiliza, e depois apenas altere-os quando fizer a troca de rede...

abraços,

Rodriigo disse...

eh nem vo instal intao hahaha eu uso diaramente varias reds Wireless e minha em casa a CB cross.
Mais vo instal no Desk de casa hehe
Vlw

SalvaShow disse...

rapaz...

vc deveria ser canonizado...

minha net melhorou e muito...

abraços....

Unknown disse...

isso funciona tbem para o windows 7

Unknown disse...

LOL
aqui deu 116% D:
kkkkkk
mas eu fiz um teste de velocidade antes e depois,mas deu a mesma velocidade,é normal?

Unknown disse...

pqp!!!!! funciona mesmo!!!!! hahahahaha

153% faster

byALF disse...

Juao, na verdade o programa não aumenta fisicamente a velocidade de conexão da sua banda larga... o que o programa faz é encontrar um DNS adequado para a sua máquina, que quando utilizado, faz com as páginas que você navegaga sejam encontradas muito mais rapidamente, ficando aparentemente mais veloz... Portanto, se você fizer um teste de velocidade física, não vai observar diferença antes e depois....

Rerinson, segundo o informações que obtive, o programa funciona também para o Vista e Windows 7... não fiz o teste ainda! Se puder fazer, agradeço muito...
um abraço...

Unknown disse...

Cadastre seu blog no BLOG HOUSE.
www.bloghouse.videosincriveis.ws

Francisco disse...

Fiz exatamente tudo como dito aqui, esperando ter um ganho de uns 20% na abertura de algumas páginas. Surpresa! 0% de melhoria. Será que o meu PC e a minha conexão são as únicas perfeitas?

Anônimo disse...

Putzzz.... Cara... Que maravilhaa...
minha conexão .... 40%

*__*

Vc devia ser canonizado ² ....

e RErinson... Funciona sim... o meu é SEVEN 64bits e foi de boa.... ;D Conexão via rádio PPPOE!

espaco do sonho disse...

OI PESSOAL: EXCELENTE DICA. APÓS ALGUNS SUSTOS NA CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA PELA MINHA FALTA DE EXPERIÊNCIA, CONSEGUI UM UP DE 67% NOMINAL NA MINHA VELOCIDADE. NA PRÁTICA DÁ PRA PERCEBER UMA GRANDE MUDANÇA PARA MELHOR .
ABS:
ADEMIR DE OLIVEIRA.
adhemmiroliveira@gmai.com

Anônimo disse...

Baixando e testando.

ivan disse...

maravilha! melhorou mto! vlw

hiq13 disse...

Poxa, aqui aconteceu algo triste.
Diz que posso melhorar 150% a velocidade.
Porém os numeros do DNS estão defasados.
Quando envio para o protocolo, aparece a msg de q não foi reconhecido esses numeros.
E realmente da pra reparar que os numeros estão errados, por exemplo o primary server ta: 8.8.8.8.

Visualdicas, podem me ajudar?

Eu uso windows 7, acredito que isso não esta influenciando nesse erro, mas passo a informação.

Abraço

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics