PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

10/01/2010

Consciência e Responsabilidade

pais_e_filhos

Consciência e Responsabilidade

A consciência é uma faculdade inata dos seres humanos que se desenvolve com a educação e a cultura.

O “Grande Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa” a define como sendo: (1) “Conhecimento, noção da própria existência ou do mundo exterior”; (2) “Representação mental clara da existência e da realidade de alguma coisa; (3) “ Sentimento do dever e da moralidade”.

Podemos considerar a consciência como um registro intelectual e moral das leis naturais e dos conceitos adquiridos, dos deveres e obrigações, inclusive da noção de responsabilidade para com as pessoas, as coisas e o mundo.

A responsabilidade está assim definida no citado Dicionário: “Obrigação geral de responder pelas consequências dos próprios atos ou pelos de outros.” (entende-se como “outros”, aqueles que se encontram sob sua responsabilidade)

Quanto mais desenvolvida e lúcida a consciência maior será a responsabilidade diante daquilo que for feito ou deixado de fazer.

Contudo é muito comum constatar lamentáveis atitudes e atos de irresponsabilidade, com desastrosas consequências, nos mais diversos ambientes e situações da vida diária: na política, nas instituições públicas e privadas, no trabalho, nas escolas, nas ruas e, até mesmo nos meios familiares, assistenciais e religiosos.

Fatores característicos de imperfeições morais, tais como: egoísmo, interesses escusos, desleixo, desatenção, imprudência, preguiça e prepotência, aliados à inabilidade e incompetência, concorrem para ofuscar a luminosidade da consciência ocasionando problemas e prejuízos à própria pessoa ou a terceiros.

Corrigendas, instruções, penalidades, ressarcimentos, são medidas de controle da irresponsabilidade. Todavia, o meio mais eficaz para consolidar a responsabilidade entre os homens consiste, sem dúvida, na Educação.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 10/01/2010

Fonte: Escola da Vida

1 comentários:

Unknown disse...

vlw pela ajuda para o meu trabalho sempre visito esse site

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics