PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

21/02/2010

A Estratégia e o Plano de Ação

parceria 

A estratégia e o plano de ação

O termo estratégia, bastante utilizado com relação às operações de comando militar, consiste, em geral, na arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos. É a arte de explorar condições favoráveis com o fim de melhor alcançar resultados desejados.

Assim compreendida, a estratégia se faz necessária em todos os empreendimentos humanos: educacionais, políticos, profissionais, produtivos, econômicos, esportivos, comerciais, etc.

A concepção de uma estratégia implica em: conhecimento geral e específico, fonte de informações e de dados disponíveis, esforços pessoais e conjuntos, cooperação e gerenciamento.

O delineamento detalhado de uma estratégia deve integrar o plano de ação, a ser desenvolvido, sendo coerente com a disponibilidade de recursos materiais e humanos e, bem assim, com os objetivos e as metas igualmente delineados.

Dentre as muitas vantagens de preparar e executar uma estratégia bem definida para qualquer empreendimento, por mais simples que possa nos parecer, podemos citar: a economia te tempo e de recursos; a segurança do direcionamento da execução; o controle dos efeitos positivos e negativos, e a possibilidade de reverter situações e solucionar problemas e dificuldades ocasionais, no decorrer do processo.

Consideremos, por exemplo: Em uma classe escolar o processo de educação e ensino segue uma estratégia pedagógica definida em seu planejamento; percebe-se que, num determinado momento,os alunos mostram-se distraídos e desinteressados... É a hora de rever a estratégia no tocante ao que se previu quanto à motivação dos educandos.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 21/02/10

Fonte: Escola da Vida




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics