PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

28/02/2010

MEDO?! DE QUÊ?

MEDO?! DE QUÊ?

Por mais que procuremos demonstrar coragem estamos, quase sempre, tomados pelo medo: medo de errar, medo de perder a hora, medo de não saber resolver um problema, medo de não agradar, medo de falar em púbico... E, até, medo de ter medo.

Na verdade vivemos e convivemos com o medo, desde a infância, embora ele se apresente de aspectos diferentes nas diversas fases da vida e nas diferentes situações.

O medo é definido, nos dicionários, como sendo: “... sentimento de inquietação, de apreensão, em face de um perigo que pode ser real ou imaginário.” Tem como sinônimos os termos: receio, temor, sobressalto, pavor, utilizados conforme o grau de intensidade com que nos afeta esse sentimento.

Há os medos ingênuos e infantis: da escuridão, de assombração, de trovão, e de injeção... Há os medos convencionais: de defunto, de cemitério e de qualquer mistério... E os medos de animais e de insetos nojentos e peçonhentos...

Há os medos comprometedores que afetam o nosso bom ânimo, inibem nossas iniciativas, dificultam nossos empreendimentos e, mesmo, prejudicam a nossa estabilidade emocional.

A síndrome do pânico é um problema sério de saúde que requer um tratamento especializado.

Se, por um lado, o medo pode afetar negativamente o nosso ânimo e as nossas atividades, por outro lado ele constitui normalmente um instrumento natural de nossa defesa prevenindo-nos e, mesmo, nos afastando de riscos iminentes.

Assim, como todos os recursos naturais de conservação da vida, o medo só se torna prejudicial pelo excesso e pela radicalização dos seus aspectos negativos, o que se pode muito bem corrigir através da educação integral do ser humano que não reage apenas por instinto mas, principalmente, pela inteligência.

Para sermos bem sucedidos em nossos afazeres e relacionamentos necessário se faz controlar e educar, em nós, o medo. Para tanto é preciso: conhecer e examinar os nossos medos, quanto à sua intensidade e diversidade, identificando suas causas e efeitos; exercitar com segurança atividades que nos pareçam adversas; procurar auxílio terapeuta especializado, se for necessário.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 28/02/10

Fonte: Escola da Vida




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics