PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

29/03/2010

Os Fins justificam os Meios?

O fins justificam os meios?

O Fins justificam os Meios? 

Tomada em seu sentido afirmativo a frase generaliza opiniões e pontos de vista diferentes em um conceito, que já se transformou em um dito popular, embora seja polêmico.

Daí é que o título do texto sugere algumas considerações preliminares:

Os fins significam os alvos finais a serem alcançados na conclusão de uma busca, de um processo, de uma realização.

Para que essa busca, processo, ou realização, alcance os fins desejados é necessário que tais fins sejam claramente definidos e ponderados. Só assim os meios poderão ser estabelecidos adequadamente.

Os meios significam, portanto, os procedimentos mais adequados e viáveis para que os fins sejam satisfatoriamente alcançados.

A justificativa, quanto à utilização dos meios, implicaria naturalmente na melhor adequação dos mesmos aos fins desejados, levando-se em conta, ainda, os princípios éticos, morais, econômicos, e de Justiça.

Não é prudente e nem conveniente dar como absoluta e completa a frase “Os fins justificam os meios.”, pois poderíamos estar generalizando uma afirmativa que tem suas restrições. Nem sempre os fins justificam os meios que são utilizados.

É sabido e certo que, em todas as épocas e em todos os tempos, a frase tem sido utilizada para justificar certas decisões, estratégias ou atitudes, muitas vezes desastrosas até mesmo para a Humanidade.

Em nosso dia a dia, vamos convivendo com essa realidade e aprendendo a distinguir o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é mau, o que é um bem e o que é um mal, o que é justificado e o que é dissimulado.

Essa compreensão, aliada à verdadeira formação educacional poderá, em muito, contribuir para que seja realmente válida a opinião de que os fins justificam os meios.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 29/03/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




2 comentários:

Galvam disse...

A frase em questão é de Maquiavel. Bom que conhece ou já leu alguma coisa sobre a figurinha sabe...E também foi adotada pelos idealistas adeptos da Teoria de Karl Marx para implantar a revolução socialista mundial. Daí é fácil perceber por que idealistas esquerdistas são o que há de pior, matam, roubam, traem e se prostituem a serviço da causa maior! Chegar ao poder! E depois continuam fazendo tudo de novo para continuar no poder!Duvidam/ Vamos ver: José Dirceu(sequestrou, matou e roubou, estelionatou, formou quadrilha etc),Dilma Roussef(sequestrou, matou e roubou!), Gabeira(sequestrou, matou e roubou e abaitolou-se),Carlos Minc(sequestrou, matou e roubou), Franklin Martins(sequestrou, matou e roubou e mente!),Chega ou já tá bom!
P.s.: Os outro políticos de outras ideologias corrompem e roubam(vide maluf) mas pelo menos eles só querem enriquecer e não acabar com a nossa liberdade, pois sempre podemos não votar neles não é mesmo?

Alguém disse...

E desde quando socialistas são de esquerda? ??

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics