PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

26/04/2010

Os diversos ângulos da crítica

critica2

Diante da Crítica

A crítica consiste em um exame detalhado que visa estabelecer a verdade, a autenticidade de alguma coisa. É um juízo, uma análise, ou apreciação fundamentada, em relação a alguma obra, algum fato, alguma pessoa ou qualquer coisa concreta ou subjetiva.

A critica pode manifestar-se pelo pensamento, por gestos, atitudes ou por palavras.

Para a sociedade a finalidade da crítica é a análise atenta e, quanto possível, objetiva, do modo de agir das pessoas e do acontecer. Isto supõe um processo de identificação de causas, de avaliação de situações e comportamentos e da procura de novas soluções: tudo se dirige à formulação de uma verdade.

Para a vida profissional a finalidade da crítica é analisar atentamente os recursos materiais e humanos em termos de disponibilidade, capacitação, e posturas diante do trabalho.

A qualidade e o valor da critica dependem da conjugação dos seguintes fatores: a intenção, a fundamentação, a manifestação e a aceitação da mesma.

Assim é, por exemplo, que uma boa intenção pode resultar em uma crítica destrutiva se a manifestação for expressa de maneira inconveniente e até agressiva; uma boa intenção, desprovida de fundamentos, pode levar ao descrédito e à inutilidade; quando a critica não contar, com uma razoável aceitação, por motivos alheios, pode redundar em problemas a serem considerados.

A autocrítica ou autoavaliação é um indício de amadurecimento pessoal. A pessoa adulta entende que ela mesma, assim como as outras, pode errar. Tal atitude fundamenta-se na sinceridade e na aceitação da crítica que os outros possam dela fazer.

A característica de uma crítica ou autocrítica madura é o dinamismo e o entusiasmo para melhorar e crescer.

Considerada a importância da critica construtiva em todas as atividades humanas e, bem assim, dos cuidados para que ela não seja desvirtuada de seus verdadeiros fins é necessário que sejam bem orientados, tanto os critérios da crítica como os propensos críticos.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 25/04/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics