PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

25/04/2010

Pisos que geram eletricidade: produto 100% nacional

 energia_pés

Quem diria: Energia sob nossos pés

Lendo a revista UNESP CIÊNCIA, encontrei uma reportagem bem bacana, que no mínimo enche-nos de orgulho dos nossos pesquisadores nacionais.

Segundo a revista, pesquisadores da UNESP estão trabalhando no desenvolvimento de uma nova fonte de energia limpa e renovável: o piso gerador de energia.

Descoberto que certos materiais têm a propriedade de liberar elétrons sob pressão mecânica, até hoje desperdiçada pelo impacto dos pés ou pela vibração de rodas sobre uma superfície, começa a ser aproveitada por meio de uma nanotecnologia que emprega cerâmicas dotadas de piezoeletricidade, diz a revista.

A piezoeletricidade, propriedade que certos materiais têm de liberar elétrons em resposta à pressão mecânica, descoberta pelos irmãos Pierre e Jacques Currie, França, exatamente há 130 anos, vem sendo aproveitada em várias aplicações comerciais, como sensores acústicos, isqueiros, câmeras fotográficas, microscópios e relógios de quartzo.

Como funciona a nova tecnologia

O “piso gerador de energia”, como vem sendo chamado pelos pesquisadores, nada mais é do que um piso enriquecido com namomateriais piezoeléctricos que deverão ser utilizados em locais por onde passam diariamente uma grande quantidade de pessoas, automóveis, trens ou até aviões.

A corrente elétrica gerada por esse impacto é então capturada para alimentar lâmpadas, painéis luminosos ou qualquer outro dispositivo luminoso utilizado no local.

No Brasil, conforme a revista, dois cientistas da Unesp se dedicam a estudar esta nova tecnologia, que ainda terão muitos desafios a ser superados…

Walter Sakamoto, da Faculdade de Engenharia do campus de Ilha Solteira, e Maria Aparecida Zaghete, do Instituto de Química da UNESP em Araraquara, são parceiros no projeto.

Leia a reportagem completa aqui: Energia sob os nossos pés

Fonte: Revista UNESP CIÊNCIA

Rveista Unesp Ciência

até mais… [ byALF ]

byALF




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More