PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

25/04/2010

Pisos que geram eletricidade: produto 100% nacional

 energia_pés

Quem diria: Energia sob nossos pés

Lendo a revista UNESP CIÊNCIA, encontrei uma reportagem bem bacana, que no mínimo enche-nos de orgulho dos nossos pesquisadores nacionais.

Segundo a revista, pesquisadores da UNESP estão trabalhando no desenvolvimento de uma nova fonte de energia limpa e renovável: o piso gerador de energia.

Descoberto que certos materiais têm a propriedade de liberar elétrons sob pressão mecânica, até hoje desperdiçada pelo impacto dos pés ou pela vibração de rodas sobre uma superfície, começa a ser aproveitada por meio de uma nanotecnologia que emprega cerâmicas dotadas de piezoeletricidade, diz a revista.

A piezoeletricidade, propriedade que certos materiais têm de liberar elétrons em resposta à pressão mecânica, descoberta pelos irmãos Pierre e Jacques Currie, França, exatamente há 130 anos, vem sendo aproveitada em várias aplicações comerciais, como sensores acústicos, isqueiros, câmeras fotográficas, microscópios e relógios de quartzo.

Como funciona a nova tecnologia

O “piso gerador de energia”, como vem sendo chamado pelos pesquisadores, nada mais é do que um piso enriquecido com namomateriais piezoeléctricos que deverão ser utilizados em locais por onde passam diariamente uma grande quantidade de pessoas, automóveis, trens ou até aviões.

A corrente elétrica gerada por esse impacto é então capturada para alimentar lâmpadas, painéis luminosos ou qualquer outro dispositivo luminoso utilizado no local.

No Brasil, conforme a revista, dois cientistas da Unesp se dedicam a estudar esta nova tecnologia, que ainda terão muitos desafios a ser superados…

Walter Sakamoto, da Faculdade de Engenharia do campus de Ilha Solteira, e Maria Aparecida Zaghete, do Instituto de Química da UNESP em Araraquara, são parceiros no projeto.

Leia a reportagem completa aqui: Energia sob os nossos pés

Fonte: Revista UNESP CIÊNCIA

Rveista Unesp Ciência

até mais… [ byALF ]

byALF




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics