PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

31/05/2010

As Nossas Alavancas (reflexão)

boletim0309img1

As Alavancas da Nossa Vida

Para a Física, “alavanca” é: “Máquina simples, constituída de uma barra rígida, móvel em torno de um ponto fixo (fulcro), sobre a qual atuam duas forças: força motriz (ou potência), e força resistente (ou resistência); em geral utilizada para levantar grandes pesos.” (Dicionário “Larousse Cultural”)

No sentido figurado, “alavanca” é: “Meio de ação; expediente.” (Dicionário “Aurélio”)

É a respeito da segunda definição que vamos tratar.

Deparamos na vida com inúmeros “pesos” para serem levantados, removidos e arrumados a fim de que possamos caminhar com certa liberdade e construir o edifício da nossa estrutura física, intelectual, moral, e de relacionamento.

Tais “pesos”, que consistem em necessidades naturais, dificuldades normais ou imprevistas, empecilhos e transtornos indesejáveis, variam em grandeza e complexidade, de indivíduo para indivíduo, de uma para outra etapa da vida, e de uma situação para outra.

Assim, para exemplificar, contamos na infância com as dificuldades naturais para falar, andar, entender, comunicar, obedecer, aprender e conviver.

Em cada nova etapa da vida novas situações e ocorrências próprias da idade vão diminuindo, aumentando, ou mudando, a natureza e a intensidade dos “pesos” e, bem assim, da nossa capacidade de suportá-los.

Podemos nos valer de algumas “alavancas”, adquiridas através das nossas próprias experiências de vida, para minimizar ou contornar os “pesos” com os quais somos levados a lidar em qualquer fase da vida e em qualquer situação.

A “alavanca da boa vontade” facilita o encorajamento e a disposição para o esforço necessário.

A “alavanca da compreensão e do entendimento” remove o “peso” das possíveis desavenças e incompatibilidades.

A “alavanca da motivação” eleva o entusiasmo e o gosto pela vida despertando o interesse pelo conhecimento, pelo empreendimento e pelo progresso.

A “alavanca da calma, paciência, e tolerância” sustenta o “peso” dos estresses, das ansiedades e da consequente depressão.

A “alavanca da autoconfiança, do otimismo e da perseverança” levanta o ânimo abatido por desilusões, derrotas e fracassos.

A “alavanca de um sentido de vida” (crença esclarecida, religiosa ou filosófica) minimiza o “peso” das dúvidas e incertezas aclarando-nos a mente e o sentimento a respeito da razão pela qual, e para que, estamos vivendo.

É muito importante que tenhamos consciência das nossas alavancas e que saibamos utilizá-las adequadamente.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 30 de maio de 2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics