PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

28/06/2010

Educar, para quê?

educar

EDUCAR, PARA QUÊ?

Uma resposta inteligente, coerente, bem compreendida e aceita por unanimidade, poderia constituir-se na chave de abertura para se descortinar o ideal processo de EDUCAR, no seu mais amplo e objetivo sentido.

Infelizmente os grandes pensadores, filósofos, educadores e líderes políticos e sociais, ainda não se entenderam quanto à referida questão.

Educar para a vida, para o futuro, para o saber, para o poder, para o trabalho, para a cultura, para as conquistas materiais, para a vida social, para a defesa da pátria, para a religiosidade... São algumas das mais diversificadas respostas.

Resulta daí a grande dificuldade em: definir, estruturar, organizar e planejar um sistema de educação; estabelecer currículos e planos de atividades e de ações educativas; preparar adequadamente os educadores e mantê-los atualizados.

Geralmente o que mais se propala, sobre o assunto, são questões como: A quem cabe educar? ; A quem cabe financiar a educação? ; Como preparar, remunerar e atualizar melhor os educadores?

A doutrina filosófica e científica que concebe o homem como um ser constituído de corpo físico e de espírito, dotado potencialmente defaculdades a serem desenvolvidas, e sujeito às leis humanas e às leis naturais, sugere uma resposta para a questão que serve de título a este comentário: Educar para propiciar o desenvolvimento integral do homem.

Neste sentido a EDUCAÇÃO consiste no processo evolutivo de desenvolvimento das potencialidades físicas, mentais, emocionais, sociais e morais do homem com vistas à sua melhoria e à melhoria da humanidade.

Uma vez respondida a pergunta - Educar, para quê?- definir-se-ia afinalidade da Educação que, amplamente discutida, detalhada e assimilada poderia nortear a sistematização da educação formal, assim como orientar a educação informal.

Somos todos, reciprocamente, educadores e educandos, tanto como pessoa no convívio natural, como instituição social na ação educativa.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 27/06/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics