PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

26/07/2010

Administrando Conflitos

PREFERÊNCIAS-DIVERGÊNCIAS-INTRANSIGÊNCIAS E CONFLITOS

A preferência, predileção ou manifestação espontânea de afeição e de atenção, por alguém ou alguma coisa em relação a outra pessoa ou a outra coisa, é natural uma vez que não somos todos iguais.

Essa diferenciação pode, e deve, ser aproveitada para incentivar os relacionamentos, as discussões, os debates e o conhecimento de ideias e sugestões variadas.

Já a divergência assume um caráter de discordância, de desacordo, de dissensão, que pode levar ao desentendimento.

Essa aparente incompatibilidade precisa ser trabalhada no sentido de exercitar a capacidade de fazer acordos, aproximar as partes contrárias e fortalecer a união para o bem comum.

A intransigência, intolerância, ou austeridade de caráter, opõe-se categoricamente à compatibilidade de entendimento e pode gerar conflitos.

O conflito excede a todas as expressões de desentendimentos, pelo seu caráter de agressividade. Trata-se de uma oposição de ideias, de interesses e de sentimentos podendo causar a desordem, a confusão, o tumulto, e a desintegração.

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser vistas como incompatíveis.

Há que se considerar: o conflito exterior que se manifesta através da discussão irreverente e hostil, da revolta simples ou organizada, das desuniões e desorganizações sociais; o conflito interior que pode resultar em ressentimentos, inquietações, desajustes mentais e emocionais com consequências negativas para a saúde orgânica e funcional.

O conflito interior requer cuidado psicossomático que consiste em conscientização das suas causas e efeitos, mudança de atitudes, passividade, e até tratamento especializado se for preciso.

O conflito exterior requer uma administração de conflito que tem por objetivo a harmonização, o entendimento, os acordos, através de orientações, sugestões mediadoras e negociações executadas com diplomacia, acompanhamento e conciliação.

Em certos casos e circunstâncias o conflito pode apresentar efeitos positivos como elemento motivador da criatividade. Isso deve ser inteligentemente aproveitado nos empreendimentos que estão voltados para a produtividade, a inovação e o aperfeiçoamento.

Luiz Gonzaga S.Ferreira - 25/07/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics