PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

23/08/2010

Como devemos lidar com a “preocupação”?

4ba02357f-3307-42b7-a2be-cafb9a3f3a7c

A PREOCUPAÇÃO E A PRECAUÇÃO

Em que consiste a “preocupação”? A “preocupação” é, para nós, um “bem” ou um “mal”? Como devemos lidar com a “preocupação”?

Vejamos o que nos dizem os dicionários consultados:

Preocupação é: “perda da tranquilidade de espírito, devida ao interesse que se tem por certas pessoas ou coisas; estado de um espírito absorvido por um objeto, atenção exclusiva dirigida a alguma coisa; inquietude, cuidado; ideia fixa que perturba o espírito”. (Larousse)

Preocupação é: “ideia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral; inquietação proveniente dessa ideia; cuidado; pensamento dominante, que se sobrepõe a qualquer outro; opinião antecipada; preconceito, prejuízo; atitude de quem visa a um resultado ou forma um projeto”. (Aurélio)

“A preocupação é, num certo sentido, um anseio do que pode dar errado e como lidar com isso. Há na preocupação, pelo menos para o cérebro límbico primitivo, alguma coisa de mágico. Como um amuleto que afasta um mal previsto, a preocupação ganha psicologicamente o crédito de prevenir o perigo com o que se está obcecado.” (Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Pelo exposto podemos concluir que a “preocupação” acarreta mais danos pessoais que soluções de problemas.

Lidar com as preocupações não é fácil, pois elas fazem parte da vida e estão sempre nos desafiando.

Diante das preocupações devemos proceder com racionalidade, evitando-se as precipitações, os desequilíbrios emocionais e, bem assim, os desalentos.

Já a “precaução” é uma medida antecipada que visa a prevenir, ou evitar um mal. Trata-se de uma medida disciplinar, consciente e que proporciona o equilíbrio e o bemestar.

Uma pessoa pode: “estar” preocupada, diante de uma situação real ou imaginária, por certo tempo; “ser” preocupada, constantemente, por coisas e fatos até mesmo não identificados.

Uma pessoa “precavida” é atenta, cuidadosa, previdente, cautelosa e disciplinada, não apenas quanto às situações de risco mas, ainda, no falar e no relacionar-se naturalmente.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 22/08/20

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics