PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

30/08/2010

Como nos expressamos diante das pessoas?

102_arrogante

COMO NOS EXPRESSAMOS DIANTE DAS PESSOAS.

Encontramos no site do Conselho Regional de Psicologia editado por Glauco Barbosa de Araújo, Psicólogo Clínico Pós-Graduado em Psicologia Cognitiva-Comportamental, interessantes considerações a respeito do assunto que intitula nosso Blog “Escola da Vida” e das quais nos valemos.

O nosso relacionamento com as pessoas pode ser diferenciado pela maneira como emitimos o nosso comportamento perante elas.

Podemos, por isso, ser considerados: agressivos, quando faltamos com o devido respeito, ironizamos, xingamos, causando uma forte impressão negativa; passivos, quando não dizemos aquilo que pensamos e não emitimos a nossa opinião; assertivos, quando expressamos naturalmente e sem constrangimento aquilo que nós consideramos como verdadeiro.

Os citados comportamentos - agressividade e passividade - podem gerar conflitos pessoais e interpessoais tais como: a insatisfação, o arrependimento, a desconfiança, bem como problemas de saúde como a tristeza, o stress ou ansiedade que são sensações muito desagradáveis.

Pelo comportamento assertivo a pessoa sente-se bem por estar convicta da sua liberdade de expor suas idéias e opiniões ao exercitar seus próprios direitos sem negar os direitos alheios.

As atitudes assertivas envolvem: “olhar nos olhos”, “manter um tom de voz apropriado”, “uma atitude respeitosa”, “uma seriedade de convicção”.

“A assertividade não é uma fórmula mágica para uma vida perfeita, mas é uma característica bastante valorizada e saudável. No meio organizacional, acadêmico e na vida social facilita nossas relações e o trabalho com as pessoas, graças às ações mais diretas e objetivas que a assertividade propicia.”

De tudo entendemos que a melhor, ou mais razoável, maneira de nos expressar diante das pessoas requer certa liberdade e algumas habilidades tais como, atenção, consideração, e disciplina, e que tais qualidades se alcança através da educação e do exercício.

Cremos que, com essa afirmativa final, estamos tentando ser um pouco assertivos.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 29/08/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II 

gritando




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics