PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/08/2010

Desative componentes inúteis do Windows 7 e deixe o sistema mais rápido

 WINDOWS7 

Como eliminar componentes inúteis do Windows 7.

O Windows 7 em relação ao Windows Vista tem a seu favor respostas bem mais rápidas aos comandos, apesar de que em algumas operações, como a inicialização do micro, ainda é mais lenta.

Mas se você precisa de mais velocidade, é possível eliminar alguns serviços desnecessários do sistema, como aplicativos que não são utilizados ou serviços inúteis para a sua configuração. Desta maneira você economizará memória melhorando a performance do sistema.

Também é possível eliminar o número de programas que iniciam junto com o sistema operacional, acelerando a inicialização e poupando mais memória.

ATENÇÃO: As dicas apresentadas neste artigo devem ser realizadas por usuários mais experientes. O Visual Dicas não se responsabiliza por danos no sistema operacional que possam ocorrer devido a utilização errada das nossas dicas. Portanto, todo cuidado é pouco!

Desativando Serviços

O sistema Windows 7 vem com um pacote de serviços padronizado sendo que alguns poderão ser desabilitados para a maioria dos usuários, sem afetar o seu funcionamento do sistema, e é claro liberando mais memória do seu PC.

Para acessar a lista de todos os serviços do Windows 7, clique no botão [Iniciar]

image

No campo [Pesquisar programas e arquivos] digite: services.msc

image

De um duplo clique no link [Services]

image

Para desligar um serviço, clique com o botão direito do mouse sobre um serviço escolhido e clique em [Propriedades]. (Se preferir, basta um duplo clique sobre o serviço escolhido).

Como exemplo, vamos utilizar um serviço que poderemos desativar sem medo, que é [Cliente de rastreamento de Link Distribuído].

image

Em [Tipo de inicialização] escolha [Desativado] e clique no botão [OK].

image

Agora com muita atenção, repita este procedimento para os serviços mostrados abaixo, caso não sejam úteis para a aplicações no seu sistema:

1) Cliente de rastreamento de link distribuído: Mantém vínculos entre arquivos NTFS em um computador ou através de computadores em uma rede. (default= automática – se desejar ativar novamente)

2) Registro remoto (RemoteRegistry): Permite que usuários remotos modifiquem configurações do Registro neste computador. Se este serviço for parado, o Registro só poderá ser modificado por usuários deste computador. Se este serviço for desativado, os serviços que dependerem dele explicitamente não serão iniciados. (obs.: desativar este serviço é até mais seguro). (default=manual)

3) Serviço Agendador do Windows Media Center: Inicia e interrompe a gravação de programas de TV no Windows Media Center. (default = manual)

4) Serviço de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker: Somente para quem não utiliza este recurso de criptografia em disco pode desligar. (default = manual)

5) Serviço de Entrada de Tablet PC: Se você não tem um Tablet PC, pode desativar. (default = manual)

6) Serviço de Relatórios de Erro do Windows: Envia dados sobre erros no sistema para a Microsoft. (default = manual)

7) Serviço Receptor do Windows Media Center: Se você não tem placa de vídeo com captura de FM e TV, pode desativar. (default = manual)

8) Auxiliar de IP: Fornece conectividade em túnel usando tecnologias de transição do IPv6 (6to4, ISATAP, Port Proxy e Teredo) e IP-HTTPS. Se esse serviço for parado, o computador não terá os benefícios de conectividade aprimorada que essas tecnologias oferecem. Redes domésticas com banda larga podem desativar este serviço. (default= automática)

9) Serviço Enumerador de Dispositivos Portáteis: Permite o compartilhamento de arquivos do Media Player com drivers externos. (default = manual)

Bem, estes são alguns dos serviços que poderão ser desativados sem medo. Se necessitar a reativação é só entrar novamente em [Serviços] , selecionar o serviço desativado e em [Propriedades] definir o [Tipo de inicialização] conforme mostra o  “default” manual ou automático e clicar no botão [OK].

Eliminando programas na Inicialização

Por incrível que pareça, o velho utilitário MSConfig ainda está em pleno vapor no Windows 7. Ele é ainda o aplicativo que permite você configurar quais programas devem ou não rodar durante a inicialização do sistema.

Para acessá-lo, clique no botão [Iniciar] e no campo [Pesquisar programas e arquivos] digite: msconfig

image

Com o mouse, de um duplo clique sobre o link [msconfig]. Selecione a aba [Inicialização de Programas] e desative os programas que achar desnecessários para a inicialização durante o carregamento do Windows7.

Muitos programas poderão ser inicializados somente quando necessários, sem precisar de carregamento automático durante a inicialização do sistema operacional. Com atenção, escolha quais devem ser desativados.

Depois de desativar os programas, clique em [OK] e reinicialize o sistema.

image

Verifique agora se você obteve ganhos na velocidade. Lembre-se, o aumento é bem mais perceptível em máquinas com poucos recursos de memória RAM e de processador…

até mais… [ byALF ]

5 comentários:

Ulysses disse...

Não sei não o Windows está perdendo espaço para o Android em celulares, iphones... que é o futuro.
Está perdendo terreno para linux em servidores até os caixas eletrônicos do banco do brasil estão dando fim no windows.
E daqui a pouco com a computação em nuvem. Você não precisará mais de sistema operacional tudo estará na internet. No Brasil como sempre vai demorar o dobro para chegar cloud computing com essa banda lerda nossa aqui.

byALF disse...

Perfeito Ulysses...

Concordo totalmente com você. E não podemos esquecer do novo sistema operacional do Google, o Chrome OS, que será lançado em breve. Este novo sistema tem o navegador de internet como o centro do seu funcionamento, onde quase tudo ficará armazenado em "nuvem". Ótimo para netbooks e iPad's.

Se puder, leia o nosso artigo aqui no Visual dicas: Computação em nuvem? Já ouvi falar…

Provisório disse...

Só quero ver quem confia seus arquivos confidenciais "na nuvem", em computadores que nem se sabe onde ficam. Podem estar em qualquer parte do mundo e não se tem controle.

Pablo disse...

Computação em nuvem ? boa maneira de nos alienar ainda mais e entregar de vez o controle de nossas vidas a outras pessoas .

Professor Tião disse...

Caro pablo, é claro que não colocaremos todos os nossos dados em nuvem. Mas muitos dados que temos, sinceramente, não têm nada que nos comprometa.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics