PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

19/08/2010

Viver, Conviver e Sobreviver

amar

VIVER, CONVIVER E SOBREVIVER

Para os nossos comentários, consideremos o “viver” como: “passar a vida”, “comportar-se na vida”, “aproveitar a vida”, “aprender com a vida”.

Aqui referimo-nos à “vida” como o tempo de nossa existência física e biológica - do nascimento à morte.

O “conviver” expressa uma condição social de relacionamento: familiar, escolar, profissional, grupal.

Sobreviver” denota “continuar a viver depois de: resistir, enfrentar, atravessar, escapar”.

A cada dia deparamos e experimentamos os três citados aspectos da “vida”; e é de todo conveniente que estejamos preparados para bem conhecê-los, compreendê-los e, conscientemente, contribuir para que ocorram harmoniosamente sintonizados.

O “viver” implica em uma série complexa de provimentos, de ações de comportamentos e de recursos. É uma luta entre o corpo e a mente; o nosso lado bom e o nosso lado mau; a fé e a dúvida; o querer e o rejeitar; o amor e a indiferença; o desprendimento e o altruísmo; a coragem e o medo; a disposição e o comodismo...

A educação, o trabalho, a higiene, o equilíbrio, o respeito, a tolerância, a religiosidade, o civismo... em muito contribuem para um "bem viver".

O “conviver” exige mais atenção e cuidados, pois envolve outras pessoas que apresentam características diversas das nossas: desigualdades sociais, de ideias, de preferências, de crenças, de propósitos, de cultura... Requer certa habilidade em falar, ouvir, calar, apresentar-se, compreender, aceitar, negar, sugerir, propor, contradizer, convencer, desculpar-se e desculpar...

O convívio no lar é o mais natural, amistoso, e franco. Nem por isso, porém, deve ser descuidado, pois ali existem também as diferenças individuais, os melindres, as carências e as expectativas.

É graças à “convivência” que desenvolvemos as nossas faculdades intelectuais, sociais e morais e alicerçamos o nosso “bem viver” e a nossa educação.

A “sobrevivência”, ao contrário do que se pode pensar, não está afeta unicamente a casos emergenciais de vida ou morte. Estamos em risco de vida, ou de “bem viver”, às vinte e quatro horas do dia. Daí a necessidade da precaução constante com a segurança, os cuidados com a higiene física e mental, os atos e atitudes de risco tais como: descuidos e negligências, abusos, vícios e maus hábitos.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 22/08/2010

Fonte: ESCOLA DA VIDA / ESCOLA DA VIDA II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics