PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

12/09/2010

Crie vídeos usando a tela do seu PC

 sin-titulo

Grave vídeos do que você está fazendo na tela

Que tal criar um tutorial em forma de vídeo? Ou se desejar, apenas alguma brincadeira utilizando a tela do seu computador? E por que não apresentações, cursos, lembretes ou até animações artísticas?

Com o screenr isto é possível. O aplicativo permite que o usuário crie vídeos do que se está fazendo na tela do computador. Os vídeos, denominados de screencasts, são criados de acordo com o que você vai mostrando na tela, e depois de prontos poderão ser compartilhados em blogs, no YouTube ou salvos como arquivos MP4.

Para usar o aplicativo basta ter uma conta no Twitter e ter a plataforma Java instalada no PC.

O screenr é gratuito e roda através do browser, não necessitando baixar nenhum programa. Comece agora…

Gravando seus “screencasts”

Buddy

 

Acesse o site: screenr.com

 

 

Para iniciar um novo vídeo (screencast) clique no botão [Record your screencast now!].

image

Aguarde alguns instantes para iniciar o aplicativo Java. Para permitir o uso do aplicativo, clique em [Run].

image

Obs.: Se você não tem a plataforma Java instalada no seu computador, clique AQUI para fazer a instalação. Para gravar vídeos com o screenr é necessário ter o programa Java instalado no PC.

Como gravar

1) Observe que é criada uma moldura (frame) indicando os limites da tela de onde você irá fazer a gravação.

2) Entre no programa ou site que você deseja gravar e posicione o frame na região desejada, utilizando-se a caixa localizada no centro da moldura. Clique sobre ela e arraste até o local que se pretende gravar. Também é possível alterar as dimensões da largura e altura da moldura de gravação (frame), arrastando-se os limites para a esquerda, direita, para cima ou para baixo.

66765

3) Ajuste o seu microfone. Se não desejar áudio na sua gravação, selecione no menu, que fica na parte inferior esquerda da frame, e clique no link [No audio Recording].

66766

4) Tudo certo, então clique no botão [record] (possui um círculo vermelho). Você pode gravar até 5 minutos.

5) Agora é com você. Tudo o que aparecer na tela e estiver inserido dentro da frame será gravado. Você pode criar demonstrativos ou até utilizar a web cam e gravar você mesmo…

Obs.: Durante a gravação é possível também mudar a posição do frame, arrastando-a para outras áreas da tela (use o menu que fica em baixo da frame).

6) Para terminar a gravação, clique no botão [Done] ou utilize a tecla de atalho [Ctrl +D].

Salvando o seu screencast

Volte ao aplicativo screenr e veja como ficou a sua gravação. (Abaixo mostro um exemplo que fiz com o blog Visual Dicas)

image

Se tudo estiver de acordo, você poderá publicar o vídeo através do Twitter, clicando no botão [Tweet it]. Se desejar publicar manualmente, selecione a caixa [Dont´t tweet this…].

Se desejar excluir o vídeo, clique no link [Delete].

image

Preencha os campos Username e Password da sua conta do Twitter e clique no botão [Allow].

image

Depois aguarde, isto pode demorar um pouco de acordo com o tempo de gravação.

image

Pronto, o seu screencast está publicado.

image

O que posso fazer com o meu screencast 

Agora, você poderá usar o seu screencast onde desejar… Colar o código [Embed] no seu blog, baixar o vídeo em formato mp4 e colocar no seu iPhone ou até publicar no YouTube.

image

Para inserir o bookmark no seu navegador, clique no link [screenr bookmarklet] e arraste até o menu superior do browser.

Para divulgar no Twitter, clique no botão [Tweet it]

image

Para ver todos os seus screencast, clique em [My screencasts]. Para ver vídeos publicados por outros usuários, clique em [Public Stream].

image

Clique sobre as imagens para ver e compartilhar o seu screencast…

image

Veja o exemplo abaixo do vídeo que fiz (só para teste, sem audio). Abra em full screen para ver melhor…

Opinião

Agora ficou muito fácil de criar vídeos para tutoriais e apresentações. Com o screenr basta alguns minutos de treino e você já está apto a gravar vídeos de até 5 minutos de duração.

O screenr grava tudo o que é apresentado na tela do PC de forma bem simples. Com um microfone, o usuário também poderá acrescentar audio, ou seja, fazer comentários durante a gravação.

Mas até aí tudo bem, o que é mais interessante no aplicativo é que tudo é feito online, e depois dos vídeos prontos (screencasts), você poderá publicá-los diretamente no seu blog, site, YouTube, baixar arquivos MP4 ou postar no Twitter a partir da sua página exclusiva que é criada no site.

Para rodar o screenr é necessário ter instalado o aplicativo Java Runtime Environment e possuir uma conta no Twitter.

Tudo muito simples, ótima navegabilidade, sistema de compartilhamento perfeito, gratuito e com uma interface muito agradável, o que faz do Screenr ser um dos melhores aplicativos online do gênero. Único ponto negativo é o tempo limitado de até 5 min. Confira!




1 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado

Eu utilizo o autoscreen Recorder para fazer os meus videos. Ele tambem é bastante prático. De qualquer maneira vou utilizar screenr da próxima vez que percisar de fazer um gravação

abraço

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics