PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

20/09/2010

Divergências e Constrangimentos

constrangimento

DIVERGÊNCIAS E CONSTRANGIMENTOS

Dentre os inúmeros problemas da vida, não raras vezes, contamos com as rivalidades e os constrangimentos. De que se trata?

A rivalidade ou emulação é uma concorrência entre pessoas físicas ou corporativas que pretendem a mesma coisa, quer se trate de interesses pessoais, econômicos, profissionais, políticos, sociais ou religiosos.

As rivalidades manifestam-se através de oposições, de conflitos, de ciúmes, de disputas e competições.

Por seu lado positivo a competitividade estimula a concentração de esforços, a dedicação, a superação de dificuldades, o crescimento e o progresso.

Pelo lado negativo pode gerar preocupações e crises desgastantes, desentendimentos, incompatibilidades, e constrangimentos.

O constrangimento é uma situação ou estado que resulta de uma violência ou coação refletindo insatisfação, desagrado, embaraço ou acanhamento e timidez.

Para exemplificar, poderíamos dizer:

- Estamos constrangidos diante da rivalidade existente entre nossos pares;

- Fico constrangido ao fazer um pronunciamento frente a pessoas desconhecidas;

- O povo é constrangido a pagar altas taxas de impostos;

Diante de uma rivalidade ou de um constrangimento nós podemos proceder, de uma ou de outra maneira, dependendo da capacidade e compreensão, de cada um de nós: buscando entendimentos com calma e boa vontade; refazendo alguns pontos discordantes; aceitando algumas sugestões e ideias, e propondo outras; evitando a todo custo os atritos e desgastes; desistindo de nossos propósitos ou insistindo em fazer com que eles permaneçam, ou prevaleçam.

O que devemos evitar é que as rivalidades e os constrangimentos afetem o equilíbrio da nossa saúde física, mental e emocional e, bem assim, a nossa estabilidade profissional, econômica e social.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 19/09/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More