PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

20/09/2010

Divergências e Constrangimentos

constrangimento

DIVERGÊNCIAS E CONSTRANGIMENTOS

Dentre os inúmeros problemas da vida, não raras vezes, contamos com as rivalidades e os constrangimentos. De que se trata?

A rivalidade ou emulação é uma concorrência entre pessoas físicas ou corporativas que pretendem a mesma coisa, quer se trate de interesses pessoais, econômicos, profissionais, políticos, sociais ou religiosos.

As rivalidades manifestam-se através de oposições, de conflitos, de ciúmes, de disputas e competições.

Por seu lado positivo a competitividade estimula a concentração de esforços, a dedicação, a superação de dificuldades, o crescimento e o progresso.

Pelo lado negativo pode gerar preocupações e crises desgastantes, desentendimentos, incompatibilidades, e constrangimentos.

O constrangimento é uma situação ou estado que resulta de uma violência ou coação refletindo insatisfação, desagrado, embaraço ou acanhamento e timidez.

Para exemplificar, poderíamos dizer:

- Estamos constrangidos diante da rivalidade existente entre nossos pares;

- Fico constrangido ao fazer um pronunciamento frente a pessoas desconhecidas;

- O povo é constrangido a pagar altas taxas de impostos;

Diante de uma rivalidade ou de um constrangimento nós podemos proceder, de uma ou de outra maneira, dependendo da capacidade e compreensão, de cada um de nós: buscando entendimentos com calma e boa vontade; refazendo alguns pontos discordantes; aceitando algumas sugestões e ideias, e propondo outras; evitando a todo custo os atritos e desgastes; desistindo de nossos propósitos ou insistindo em fazer com que eles permaneçam, ou prevaleçam.

O que devemos evitar é que as rivalidades e os constrangimentos afetem o equilíbrio da nossa saúde física, mental e emocional e, bem assim, a nossa estabilidade profissional, econômica e social.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 19/09/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics