PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

24/10/2010

Alguém aí se lembra do Tommy?

Tommy1

Tommy – O filme

Em pleno 1975, no auge da revolução sexual e da ditadura militar aqui no Brasil, surge Tommy

Tommy é um filme musical baseado na ópera rock lançada pelo grupo The Who. Logo se tornou uma febre entre os jovens e os adolescentes da época. Com uma estória bem “bobinha” para os padrões de hoje, marca a inocência, a ousadia e os ideais de liberdade da juventude dos anos 70.

A trilha sonora do filme é algo esplendoroso, com base no álbum Tommy, lançado em 1969, é contracenado por nada mais do que Eric Clapton, Tina Turner, Elton John, o próprio The Who e os atores Oliver Reed, Ann-Margret e Jack Nicholson. Todas músicas foram compostas por Pete Townshend  guitarrista do The Who.

Naquela época existia uma explosão musical. Tudo se misturava e tudo era perfeito.

O rock clássico de Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Kiss, AC/DC, Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Beatles, The Doors, The Rolling Stones, Queen, Pink Floyd, Yes, Rush, Aerosmith, Scorpions, Alice Cooper, Jethro Tull, The Who eram invadidos pelas baladas  (também chamadas de músicas lentas) e o pop de Elton John, Barry White, ABBA, The Carpenters, Demis Roussos, The Commodores, Lionel Richie, Billy Paul, Rod Stewart, John Lennon, Ray Charles, Eric Clapton, Stevie Wonder, Tina Turner e Peter Framptom.

O soul e o funk brilhavam com Diana Ross, Marvin Gaye, KC and the Sunshine Band, James Brown, Earth, Wind & Fire e The Jackson 5. Nascia o Dance Music com Donna Summer (a rainha das discotecas), Bee Gees, Village People, Olivia Newton-John e Michael Jackson. E com tudo isto, ainda havia espaço para o punk do Sex Pistols, Ramones, e o raggae de Bob Marley.

anos-70-3

No Brasil, a censura e a opressão política parece que mexiam com a criatividade das pessoas. Pois foi neste momento  conturbado da nossa história, em conjunto com mudanças sociais importantes que ocorriam no mundo todo, que surgiu o melhor na nossa música.

Podíamos apreciar desde o rock nacional dos Mutantes, Raul Seixas, Rita Lee, Secos e Molhados, Casa das Máquinas, A Cor do Som,  a tropicália de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Novos Baianos, Gal CostaBaby do Brasil, Jorge Ben Jor, Tom Zé e o maravilhoso MPB clássico junto com o melhor da Bossa Nova de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Elis Regina, Nara Leão, Chico Buarque, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Ivan Lins, Djavan, Jair Rodrigues, Dominguinhos, Gonzaguinha, Sá, Rodrix e Guarabyra, Tim Maia, Roberto Carlos entre tantos outros…

Tínhamos também o samba da melhor qualidade cantado por Clara Nunes, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Alcione, João Nogueira, Benito Di Paula, Antonio Carlos e Jocafi, Os Originais do Samba e Adoniran Barbosa.

Era uma época gloriosa, mas com pouca tecnologia. As músicas eram tocadas nas rádios AM ou ouvidas em toca discos. A televisão era para poucos. Não existiam computadores e nem internet…

Toca-discos da época

Os jovens se reuniam nas casas para as “brincadeiras dançantes” nos finais de semana. Cada disco de vinil comprado era como uma jóia rara. Ficava guardado a sete chaves, e podíamos curti-lo por um ano ou mais sem nunca enjoar deles…

 1138298794_f

O cinema era uma diversão garantida. Filmes como Tommy, Embalos de Sábado a Noite ou The Wall eram vistos por nós adolescentes várias vezes na semana. Para terem uma idéia, assisti Tommy nada mais do que 12 vezes…

Tudo era mais lento, mas tudo era vivido com muito mais intensidade…

Bem, para quem está chegando agora e não teve a sorte de viver a década de 70, vamos dar uma pincelada no que foi o filme Tommy. Assista os vídeos abaixo…

Trilha sonora do Filme Tommy

  • Disco 1
  1. Overture From Tommy - The Who
  2. Prologue 1945 - Pete Townshend/John Entwistle
  3. Captain Walker/It's A Boy - Pete Townshend
  4. Bernie's Holiday Camp - The Who
  5. 1951/What About The Boy? - Ann-Margaret/Oliver Reed
  6. Amazing Journey - Pete Townshend
  7. Christmas - Ann-Margaret/Oliver Reed/Alison Dowling
  8. Eyesight To The Blind - Eric Clapton
  9. Acid Queen - Tina Turner
  10. Do You Think It's Alright (I) - Ann-Margaret/Oliver Reed
  • Disco 2
  1. Champagne - The Who/Ann-Margaret/Roger Daltrey
  2. There's A Doctor - Ann-Margaret/Oliver Reed
  3. Go To The Mirror - Ann-Margaret/Oliver Reed/Jack Nicholson/Roger Daltrey
  4. Tommy Can You Hear Me? - Ann-Margaret
  5. Smash The Mirror - Ann-Margaret
  6. I'm Free - Roger Daltrey
  7. Mother And Son - Pete Townshend
  8. Sensation - Roger Daltrey
  9. Miracle Cure - Simon Townshend
  10. Sally Simpson - Pete Townshend/Roger Daltrey

Tommy2




1 comentários:

Jakeline disse...

Nossa... esse filme é muito bom, tem participações incríveis, maior viagem!!! :)

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More