PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

20/10/2010

Governar, Dirigir e Gerenciar

leadership

GOVERNAR - DIRIGIR - GERENCIAR

Ouve-se falar frequentemente nos meios políticos e jornalísticos que “O Brasil precisa de um gerente”. E nós nos perguntamos: Em que se diferem as funções a que denominamos: “governar”, “dirigir” e “gerenciar”?

Recorremos aos dicionários. E, assim, sintetizamos: - Governar é regular o andamento; é ter poder ou autoridade; é ter grande influência em dirigir ou administrar as ações. - Dirigir é dar direção; administrar, gerir, governar, comandar. - Gerenciar é administrar, dirigir, governar, gerir uma empresa, negócios, serviços...

Como se vê, todas elas se referem à “administração”, que consiste na gestão de negócios públicos ou particulares; no conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência para se obter um determinado resultado...

A diferenciação é, portanto, mais circunstancial que conceitual: a do governador é mais ampla, abrangente e política; a do dirigente é mais técnica, organizacional e fiscalizadora; a do gerente é mais próxima direta e concreta, menos protocolar e mais incisiva.

Na qualidade de gerente, o administrador acompanha e observa de perto, providencia de imediato, utiliza adequadamente os recursos, verifica os resultados de maneira objetiva, e apresenta soluções a curto prazo. E, como se diz popularmente, “mete a mão na massa”.

“O Brasil precisa de um gerente!”

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 17/10/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II 




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics