PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

16/01/2011

O que é política?

politi11O que é “política”

A palavra “política” é empregada, tanto na linguagem culta como na linguagem popular, com diversos significados.

Vejamos algumas definições citadas nos dicionários: “ciência que trata do governo dos povos”; “direção de um Estado e determinação das formas de sua organização”; “arte de bem governar os povos”; “posição ideológica a respeito dos fins do Estado”, etc.

A mais conhecida delas é: “atividade exercida na disputa dos cargos do governo, ou no proselitismo partidário...”

No sentido figurativo “política” significa: “astúcia”, “ardil”, “artifício”, “esperteza”.

Para fins educativos, a que nos propomos com os textos de “A Escola da Vida”, o significado escolhido de “política” é: “habilidade no trato das relações humanas com vista à obtenção dos resultados desejados”... E, por extensão: “civilidade” e “cortesia”.

Assim entendida, a política pode e deve ser exercida em todas as atividades e lugares em que se processe o relacionamento humano: nos meios domésticos e familiares, em que a política é necessária para que haja harmonia e fraternidade entre seus membros; nas escolas, para que os preceitos educativos sejam exemplificados; no trabalho, para que a solidariedade e a cooperação sejam mais produtivas.

Podemos, com certa facilidade e admiração, observar e avaliar a “política” adotada em uma escola, em uma repartição pública, em uma empresa bancária, comercial e, até mesmo, em instituições religiosas e assistenciais, comparando umas com as outras, em termos de relacionamento entre professores e alunos, servidores e servidos, vendedores e compradores, assistentes e assistidos, etc.

É certo que, em ambientes mais descontraídos como uma roda de amigos, meios familiares e recreativos, as regras de relacionamento podem ser menos protocolares. O mesmo não ocorre em meios em que a atenção, a seriedade e a presteza no atendimento devem ser levadas mais a sério. Infelizmente há pessoas que não consideram tais diferenças de comportamento e podem criar incompatibilidades e desapontamentos.

Louvem-se, portanto, aqueles que demonstram simpatia, gentileza, cordialidade e amabilidade no trato com as pessoas em qualquer situação de relacionamento, por ser politicamente correto.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 16/01/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics