PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

24/02/2011

Como lidar com as divergências

78228571

Como lidar com as divergências…

Divergências ou desacordos podem ocorrer com relação a ideais, a ideias, a maneiras de pensar, de agir e de sentir.

Se, por um lado, essa diversidade estimula a criatividade bem como a concorrência e a multiplicação de opções produtivas, por outro lado pode causar desentendimentos, ressentimentos e até mesmo dissensões, se não soubermos lidar com elas.

Outra ocorrência negativa que pode advir das divergências consiste no partidarismo, ou seja, na formação de grupos isolados e opostos, o que acaba por desarticular e enfraquecer o todo.

A desunião pode gerar atritos, conflitos, intrigas, inimizades que são indesejáveis em ambientes onde deveria reinar a compreensão o entendimento, a solidariedade e a fraternidade.

Se, examinados criteriosamente e com imparcialidade, poderemos constatar que cada um dos pontos de vista divergentes apresenta aspectos justificáveis e úteis para a composição de um programa, de um projeto ou de uma realização.

Um ou mais mediadores poderão assumir, conscientemente e com conhecimento de causa, a responsabilidade de lidar com problemas tais que podem surgir nos meios familiares, de trabalho, de estudo, e de atividades recreativas, religiosas, etc.

Para lidar com as divergências, alguns cuidados especiais devem ser previstos e tomados, sempre com cautela, habilidade, lucidez, imparcialidade, moderação e respeito, para evitar as consequências negativas: tensão emocional, melindres, aversões, desestímulos, negligências e separações.

Acima de qualquer incompatibilidade, crítica, desentendimento, ou repreensão, deve pairar sempre a compreensão, a boa vontade, a humildade e a fraternidade. Somos todos irmãos!

A prática habitual do diálogo, da participação conjunta de todos, da transparência de todas as proposições, realizações, aspirações e sugestões, são providências cabíveis e necessárias em todos os ambientes em que se pratique o relacionamento humano.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 17/02/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics