PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

28/02/2011

Disciplina sem imposição

disciplina-jovens-família-300x289

Disciplina sem imposição

A “disciplina” considerada comportamento, atitude, postura, pode ser definida como: “Regime de ordem imposta ou livremente consentida; ordem que convém ao funcionamento regular de uma organização (militar, escolar, etc.).” (Dicionário Aurélio)

A “disciplina sem imposição” é a disciplina livremente consentida e diferenciada da disciplina imposta pela força, pelo poder absoluto ou pela condição de domínio.

A ordem disciplinar é recomendável, e necessária, em qualquer lugar em que se propõem, coletivamente, promover atos, esforços e demais atividades, quer sejam domésticas, profissionais, culturais, intelectuais, recreativas, religiosas.

A disciplina desejável pode ser obtida por diferentes meios e providências os quais podem ser adotados isoladamente ou conjugados: adoção de normas e regulamentos a serem seguidos por todos; entendimentos prévios; coordenação efetiva e solidária; advertências cabíveis, esclarecimentos oportunos...

São notáveis as atitudes disciplinares naturais que procedem de uma educação proveitosa: ouvir com atenção e respeito aquilo que outra pessoa está falando; manter-se em silêncio e respeito nos momentos em que se requer a atenção de todos; não se afastar do local em que outros estão fazendo seus pronunciamentos; respeitar as opiniões e pontos de vistas divergentes, aguardando o instante propício para argumentar, e o fazer sempre com respeito e com dignidade.

A disciplina opressiva deprime, desestimula, perturba, e pode desencadear tensões emocionais e animosidades comprometedoras.

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira - Araraquara, 27/02/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics