PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

09/02/2011

Visite os maiores museus do mundo agora no Google Art Project

adoracao dos magos

Google Art Project…

Agora você não precisará mais viajar para conhecer os maiores museus do mundo, pois o Google acaba de lançar um novo site que disponibiliza imagens em altíssima resolução das obras de arte dos principais museus do mundo.

No total, o projeto contabiliza galerias de 17 instituições de arte com centenas de pinturas digitalizadas e acessíveis gratuitamente a todos os usuários da web.

No site, o visitante poderá navegar pelos corredores virtuais, conhecer as salas dos museus e se aproximar das telas para visualizar detalhes e saber mais sobre elas. A qualidade na resolução impressiona….algumas delas usando tecnologia de captura que produz imagens eletrônicas com até 7 bilhões de pixels (gigapixels).

Entretanto, nem todas as salas e muito menos todas as obras estão disponíveis no site. Cada museu escolheu exatamente o que de seu acervo poderia ser apresentado. Mas mesmo assim são mais de 1.000 obras de artes de mais de 400 artistas a serem exploradas neste novo mundo virtual.

Entre as galerias participantes estão, até agora no site, as americanas (MoMa, Metropolitan, Frick Collection e Freer Gallery of Art), as britânicas (National Gallery e Tate), a tcheca (Kampa), as alemãs (Alte Nationalgalerie e Gemäldegalerie), as espanholas (Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza), a italiana (Uffizi Gallery), na França (o Palácio de Versailles), as holandesas (Rijiksmuseum e Van Gogh) e finalmente as russas (Museu Hermintage e Tretyakov). Esperamos que em breve mais instituições façam parte do Google Art Project.

Como navegar no Google Art Project

Buddy

 

 Acesse o site: www.googleartproject.com/

Escolha a instituição na coluna lateral esquerda. No nosso exemplo vamos escolher o Palace of Versailles.

image

Agora escolha, visualizar obras de arte, clique em [View Artwork] ou explorar o museu, clique em [Explore Museum].

image

1 – Visualização das obras de arte (View Artwork)

Nesta tela você tem a imagem da pintura, a ao lada todas as informações sobre ela.

image

Para navegar sobre a imagem, clique nos botões [+] e [-] aumentando ou diminuindo o zoom. Com o zoom é possível identificar detalhes impressionantes como as técnicas e minúcias das pinceladas, estilo do artista e até e os efeitos do tempo sobre a matéria.

image

Abaixo veja a imagem com zoom. Na figura menor ao lado, arraste o mouse na posição desejada para a visualização. Observe a qualidade de resolução da imagem.

image Na coluna lateral temos todas as informações sobre a obra. Nome, data, nome do artista, técnica e dimensões. Clicando sobre os itens abaixo, teremos todas informações sobre a história do quadro e do artista…

image Para escolher outra pintura, clique na seta ao lado do nome da pintura, role a caixa de seleção e escolha a nova tela que deseja visualizar.

image

2- Explorar o Museu (Explore Museum)

Para entrar na tela, clique em [Explore Museum] se você estiver na página inicial. Se estiver na página de visualização das obras de arte, basta clicar sobre o nome da instituição desejada, que aparece ao lado do nome da obra de arte. No exemplo abaixo, visitaremos o Palace of Versailles, que aparece destacado em amarelo.

image

Nesta tela temos a imagem 3D para navegação virtual e ao lado todas as informações do local, como o Nome, Site Oficial, Localização e História do Museu.

imagePara navegar, use o mouse arrastando para a direita ou esquerda, como em um jogo em 3D. Você também poderá utilizar os botões posicionados no canto superior à esquerda. Clique para direita ou  esquerda para rotacionar e para cima ou para baixo para alterar o ângulo de visão.

Observações:

  1. Para navegar é recomendável possuir internet com banda larga superior a 1Mbps.
  2. Para obter uma visualização maior da imagem, clique no link [>>i] na barra superior para ocultar a coluna de informações.

image Para avançar, clique nas setas que aparecem no piso do museu, ou clique em qualquer ponto em que se deseja avançar onde apareça um círculo no piso.

image

Para aumentar o zoom, clique no botões [+] ou [-], ou em qualquer ponto da tela onde apareça o símbolo do zoom (uma lupa).

image Para visualizar a obra encontrada, posicione o mouse no marcadores [+], para ver o nome do quadro e o nome do artista. Para visualizar a tela, clique sobre o marcador.

image

Visualize a imagem, veja todas as informações. Para voltar ao local onde você estava anteriormente no seu passeio virtual, clique sobre o nome do museu que aparece ao lado, que no nosso exemplo é o Palace of Versailles…

image

Observe que você voltará ao mesmo local onde estava anteriormente…

image Se você possui óculos 3D, é possível visualizar com esta tecnologia também. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione [3D mode on].

image Coloque o seu óculos 3D e faça uma maravilhosa viagem aos maiores museus do mundo…

image

O Google Art Project ainda disponibiliza a criação da sua própria coleção de pinturas. Clique no link [Create an Artwork Collection], entre com a sua conta do Google, e coloque suas obras preferidas do site na sua coleção…

image

Abaixo, assista o tutorial completo do Google (pena que é inglês), mas mesmo para quem não domina o inglês, dá para conhecer todos os recursos do Google Art Project.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics