PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

22/03/2011

Blog Social – Ótimo para quem gosta de escrever mas não quer criar ou manter a rotina de um blog

BlogsocialBlog social – Abuse desta ferramenta

Um blog Social nada mais é do que uma rede online, onde todos os participantes podem expressar suas opiniões e idéias através de posts ou artigos publicados e organizados por temas específicos do site…

Dentre vários blogs que se enquadram nesta categoria, devo apresentar o blog SQUIDS© que está sendo lançado hoje pelo SQUIDS©. Ainda que em fase experimental, o blog Squids© é bem dinâmico e cheio de ferramentas para você interagir e apresentar suas idéias. Excelente também para quem quer divulgar trabalhos artísticos, pessoais, blogs, produtos, serviços, eventos e negócios…

Nesta dica de hoje, vamos mostrar como se registrar no blog Squids e como escrever um artigo nele…

Agora, você poderá escrever sobre tudo sem precisar ter um blog, pois o pessoal do SQUIDS© vai cuidar do seu artigo com carinho e dedicação, pelo menos é o que dizem…. Confira!

Mas atenção: O blog Squids© pretende ser um site muito sério e útil para todos os usuários da internet. Portanto, muita responsabilidade naquilo que você irá escrever, observando sempre as regras de conduta e o bom senso. Liberdade de expressão não significa agressão ou práticas impróprias de informação. Textos inapropriados aos bons costumes, spam e temas que incentivam a violência, racismo, ou qualquer tipo ilegalidade serão banidos do blog pelo sistema automático de denuncias utilizados no site.

Registrando-se no blog Squids©

Buddy

Acesse o site: blog.squids.com.br

 

image

Para começar, crie uma conta no site.

1- Usando sua conta do Facebook

Se você possui uma conta no Facebook, basta clicar no botão [Entrar com Facebook].

image

Agora faça o login no Facebook e clique em permitir, para poder acessar o blog Squids© com sua conta.

image

2- Criando uma nova conta

Se não tiver conta no Facebook, ou desejar criar uma conta independente, clique em [criar uma conta] ou [Assinar] na barra de ferramentas superior.

image

Preencha os campos e clique no botão [Completar o registro]. Não esqueça de preencher todos os campos obrigatórios. Responder a Security Question é obrigatório para o registro.

image

Se desejar, altere o seu avatar enviando um nova imagem.

imageAgora, ative a sua conta clicando no link que você receberá no seu e-mail. Caso não receba o e-mail, verifica se o mesmo não está retido no filtro anti-spam do seu browser.

image E você terá a resposta…

image Depois de registrado e ativado a sua conta, faça o login o nome de usuário e senha…

image

Escrevendo o seu primeiro Post no blog Squids©

Existem 3 formas para você escrever um artigo no blog Squids©:

1- Forma rápida – Quick Press (textos e recados rápidos)

2- Editor do Wordpress (artigos com várias fotos, parágrafos e títulos)

3- Windows Live Writer (configuração completa – recomendável)

Dependendo do texto que se deseja escrever, você poderá escolher entre os 3 formatos acima. Para textos mais elaborados, é altamente recomendável utilizar o Windows Live Writer (leia: Porque o Windows Live Writer? 15 razões para você usá-lo!), um editor de textos muito conhecido entre os blogueiros.

1- Forma rápida – Quick Press

Em todas páginas do blog Squids© você encontrará o QuickPress na barra lateral com o título de [Novo Post].

Obs.: Se a janela do QuickPress estiver fechada, clique no link [Escreva um novo post]

image

Com a janela aberta..

imageEscreva o título no campo [Título] e o texto em [Conteúdo do Post].  Escolha a categoria e digite o código de segurança em [Captcha].

image

Se precisar incluir imagens ou edição em HTML, clique no botão [Editor Avançado].

image

Escreva o texto, insira imagens e finalmente clique no botão [OK].

image

Clique no botão [Enviar] para publicar seu post…

imagePronto, observe agora que seu artigo aparecerá na página inicial como post mais recente… (No exemplo, o título é Meu primeiro artigo por Visual Dicas). Clique no link para ver o seu post publicado….

image

Veja como ficará a publicação do seu texto…

Para editar o texto, clique no link [Edit this entry]… (que será traduzido para [Editar este artigo]).  O site então irá redirecionar para o Editor do Wordpress, que veremos a seguir.

image

2- Editor do Wordpress

O Editor do Wordpress deverá ser utilizado tanto para criarmos novos artigos (artigos mais elaborados com várias imagens, vídeos, etc..) ou para a edição dos textos já publicados.

Na barra de ferramentas superior, escolha [Novo post] ou [Gerenciar posts] para edição de textos já publicados…

image

Em Gerenciar Posts, passe o mouse sobre o artigo que deseja atualizar, e clique no link [Editar]. Para excluí-lo, clique no link [Lixeira].

Para criar um novo artigo, clique no botão [Adicionar Novo].

imageFaça as alterações do texto. Aqui você poderá acrescentar imagens, vídeos ou músicas em [upload/Inserir], acrescentar mais categorias, tags e usar códigos em HTML… Depois de tudo alterado, verifique em [Visualizar alterações]. Para publicar as modificações, clique no botão [Atualizar].

Obs1.: Se você ainda não conhece o editor do Wordpress, faça testes com todos os comandos do editor, e conheça todos os recursos possíveis para ajudá-lo em seus artigos…

Obs2: Procure sempre utilizar URL’s de imagens e vídeos, pois cada usuário terá um espaço limitado de uploads..

image

Para voltar ao site clique no link [Blog Squids].

image

3- Microsoft Windows Live Writer

Como já dissemos anteriormente, o Live Writer é o melhor editor de textos para sites e blogs (pelo menos dos que conheço). Você poderá utilizar este editor para o blog Squids© no Windows VISTA ou Seven, e no Windows XP com a versão mais antiga do Live Writer…

a- Primeiro, instale o Windows Live Writer. Baixe o arquivo e instale na sua máquina. (http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-writer.htm) – para o Windows Vista / Seven

b- Configure o Windows Live Writer para usar o blog Squids©

Em [Conta de Blogs], clique [Adicionar conta de blog].

live1

Clique em [Outro serviço de blog]

live2

Em Adicionar uma conta do blog, preencha os campos

Endereço web do blog: http://blog.squids.com.br

Nome de Usuário: Use o nome de usuário do blog Squids©

Senha: Utilize a mesma sendo do blog Squids©.

Clique no botão [Próximo]

live3

Finalmente, clique no botão [Concluir].

live5

Obs.: Se você se conectou ao blog Squids com o Facebook, utilize a mesma senha do Facebook.

Se desejar criar uma nova senha, clique no link do usuário (que no exemplo é visual dicas) …

image

Clique em [Configurações]. Digite a senha em [Nova senha] e confirme em [Repita a nova senha]. Clique no botão [Salvar alterações].

image

c- Utilizar o Live Writer como editor

Para utilizar o Windows Live Writer, quem ainda não conhece, leia o tutorial completo no blog Dicas Blogger: >>>>Como usar o Windows Live Writer 2011.

Acessando seus posts

Para ver todos os seus artigos, entre no seu perfil e clique no link [Posts].

image

Direitos Autorais e Responsabilidades

Conforme informações que recebi do SQUIDS©, os direitos autorais dos textos publicados estarão no formato Creative Commons, onde o artigo poderá ser copiado em caráter não comercial, desde que contenha o nome e a fonte do autor. Se você não concorda com este tipo de licença, é melhor então não utilizar o blog Squids© como uma ferramenta para a divulgação e compartilhamento das suas idéias.

O blog Squids© não se responsabiliza pelo conteúdo dos textos publicados. O blog Squids apenas é uma ferramenta de divulgação e apresentação.  No entanto, o site possui um sistema de denuncia, onde os próprios usuários filtram os textos inapropriados para que sejam excluídos da mídia pelo próprio autor, determinando em definitivo toda a responsabilidade dos textos publicados.

O blog Squids© não se responsabiliza por perdas ou alterações nos textos publicados. Também se reserva o direito de excluir todos os arquivos e banco de dados dos usuários a qualquer momento e sem aviso prévio. No entanto, o pessoal do SQUIDS© garante que possui um sistema de backup diário para que se preserve ao máximo todas as informações contidas no site. Mesmo assim, recomendo aos usuários que salvem seus textos, quando importantes, em outras mídias como backup pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics