PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

29/03/2011

O alcance da gratidão

gratidao

O Alcance da Gratidão!

A gratidão é uma das nossas maiores virtudes, não apenas pelo seu significado de reconhecimento e consideração, o que já denota uma boa formação educacional, mas principalmente pelo seu alcance em termos de inter-relacionamento e solidariedade.

A sua expressiva e sincera manifestação, por palavras gestos e atitudes, significa para o digno merecedor, eflúvios de satisfação pessoal e sentimentos estimuladores. É fermento que faz crescer o bolo da solidariedade; é incentivo para que se multipliquem os bons serviços e favores prestados.

A gratidão oculta permanece no âmbito do sentimento de quem se sente grato não repercutindo diretamente no seu merecedor. Geralmente decorre do comodismo, da negligência ou da falta de consideração.

É bem verdade que o praticante do bem não deve ficar esperando recompensas e manifestações, uma vez que a boa intenção e a bondade espontâneas já trazem consigo o conforto íntimo do bem praticado.

É verdade também que a gratidão, quando manifestada, confere o conforto moral e o bem estar, reciprocamente, aos que agradecem e aos que a merecem.

Daí a necessidade de proclamar a importância da gratidão e o seu alcance espiritual, bem como de incluir o assunto nos programas educacionais,

Há no mundo muitas pessoas reconhecidas, mas são poucas as que cultivam e sabem demonstrar a gratidão.

A demonstração exagerada e bajuladora da gratidão pode provocar a vaidade e a presunção.

A ingratidão demonstra, descaso e falta de consideração sendo, por isso, uma imperfeição a ser considerada.

Para o cultivo dos sentimentos, das atitudes, dos gestos nobres de gratidão, é preciso afastar de nós a indiferença, os preconceitos, o orgulho e o comodismo.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 19/03/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More