PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

15/03/2011

Organize o seu desktop com “cercas virtuais” – Windows XP / Vista / Seven

“Cercas” para ícones

Uma solução para você organizar a bagunça de ícones em seu desktop é utilizar o programa Fences, que em inglês quer dizer cercas ou cercados. Isto mesmo, o software define áreas no desktop para os aplicativos, conforme o tipo de programa, criando “cercas” virtuais que ficam sem destaque, até que se passe o mouse sobre elas.

Você poderá criar quantas cercas forem necessárias, tornando o desktop muito mais uniforme, e o seu computador muito mais organizado…

image

O programa possui as versões Free (totalmente gratuita) e a Pro (paga) que acrescenta vários recursos de automatização e templates. Entretanto, a versão Free dá conta no recado para quem não é muito exigente….

Experimente… Vale a pena!

Instalando o Software

 

Acesse o link: http://www.stardock.com/products/fences/

 

Clique no botão [Free Download].

image

Agora na tabela que mostra o comparativo das versões, clique no botão [Download].

image

Clique em [Download Now] e instale o programa.

image

Warning_thumb[1]

Atenção: Para que Fences funcione em seu computador, é necessário que esteja instalado o .NET Framework 2.0 (ou superiores), que já está integrado no Windows Vista e no Seven, entretanto usuários com Windows XP podem baixá-lo aqui  caso o programa não rodar…

 

Começando a usar o Fences

1- Abra o programa

image

2- Clique na imagem [Comece a usar o fences!].

image

Nota: Observe que irá ser feito um backup da posição dos seus ícones atuais antes da modificação.

3- Escolha uma opção [Criar alguns fences] ou [Classificar os meus ícones]. No nosso exemplo iremos escolher a primeira opção…

image

4- Clique no botão [Configurações para abrir].

imageComo diz o tutorial do Fences, arraste os ícones e organize-os para as áreas definidas. Renomeie e posicione as áreas nos locais desejados no desktop, conforme mostraremos a seguir…

Organizando ícones e “fences”

1- Para renomear seus “fences”, ou seja, suas áreas definidas no desktop para agrupar ícones, basta clicar com o botão direito sobre a área desejada e selecionar [Renomear Fence].

image

Na janela Renomear Fence em [Novo] digite o nome de como deseja definir esta área. No nosso exemplo vamos renomear como “Programas e Aplicativos”. Depois definido o novo nome clique no botão [OK].

image

2- Agora, arraste os ícones relacionados com o tema do seu “fence” renomeado, de acordo com o seu projeto de organização do desktop.

image

3- Para redimensionar os seus “fences”, clique nas bordas ou cantos e arraste para aumentar ou diminuir a área dos ícones.

4- Para criar um novo “fence”, pressione o botão direito sobre o desktop e arraste-o para criar um retângulo.

image

Depois solte-o. Clique no botão [Creat new Fence here].

image

De o nome para o seu novo “fence”.

image

5- Para mover seus “fences”, clique no rótulo e arraste em uma nova posição no desktop. Observe que os ícones acompanham os seus fences mantendo sempre a organização. Como exemplo, veja a organização do meu desktop…

image

6- Para excluir um “fence” clique com o botão direito  e selecione [Remover Fence]. Os ícones contidos na “fence” voltarão ao desktop da forma original.

image

7- Para ocultar todos os ícones, clique com o botão direito em qualquer lugar do desktop e selecione [Ocultar ícones na área de trabalho], ou simplesmente de um duplo clique sobre a área de trabalho.

image

Este recurso é bem legal, pois você poderá trabalhar com o desktop mais limpo. Para retornar os ícones novamente, basta um duplo clique em qualquer local da área de trabalho…

É possível também definir quais os ícones que deverão ficar visíveis permanentemente após o comando ocultar ícones, Clique como o botão direito sobre o ícone e selecione [Excluir esse ícone do Ocultar rápido do Fences].

image

Agora veja como ficou o meu desktop com o comando [Ocultar ícones na área de trabalho] . Note que foram mantidos 3 ícones visíveis conforme procedimento mostrado acima…

image

Configurando o Fences no Painel de Controle

1- Para abrir o Painel de Controle Fences, clique no ícone [Personalizar Fences]. Depois clique no botão [Configurações para abrir Fences].

image

Ou, clique com o botão direito em qualquer lugar do desktop e selecione [Configurar Fences].

image

No Painel de controle Fences você poderá redefinir o layout, alterar a aparência e retornar

image

2- Fences – Escolha um layout pré definido…

image

Nesta tela também é possível Renomear, Remover, Mover ou Redimensionar “fences”. Clique sobre o fence que deseja alterar e selecione a opção desejada…

image

3- Aparência – Em [Aparência] ajuste:

Mostrar Rótulos: Escolha [Nunca] para não mostrar, [Em mouseover] para mostrar só quando se passa o mouse sobre o fence,  e [Sempre] mostrar o rótulo permanentemente.

Estilo/cor do plano de fundo: Ajuste a transparência, brilho, cor e saturação..

Áreas com contorno do Fence: Selecione se desejar linhas de contorno nas áreas do fence.

Faça um fade out das barras de rolagem quando estiverem inativas: Selecione se desejar mostrar  as barras de rolagem quando ativas, somente quando passar o mouse sobre o fence. Caso não selecionado esta opção, a barra de rolagem quando ativa é mostrada permanentemente.

image

5- Ferramentas – Configurações avançadas

Ocultar rápido… – Mantenha selecionado se desejar utilizar o recurso [Ocultar todos os ícones].

Backups – Para restaurar os backups das configurações anteriores, selecione o backup da configuração anterior à instalação do Fence ou a do primeiro uso do Fence.

image

Após escolhido o backup, clique no botão [Restaurar instantâneo] para voltar a configuração original dos seus ícones…

image

6- Para desativar o Fence, clique no link [Mais ferramentas…].

image

Em Ligar/desligar Fences…. desmarque a caixa de seleção [Ativar Fences].

image

Opinião

Se você deseja organizar  a salada de ícones na área de trabalho do seu computador e deixar mais produtivo o seu desktop, o Fences é uma excelente opção. O software é muito leve e roda no Windows XP, Vista ou Seven, não interferindo na performance do sistema operacional.

Mesmo na versão Free o design é bonito, e possui todos os elementos necessários para uma perfeita organização dos ícones por grupos de programas. Todo em português o Fences é fácil de instalar e de configurar. Também possui um sistema de tutorial bastante eficiente.

Posso garantir que este programa é muito bom para o que ele se propõe. Portanto, se precisa organizar os ícones do seu desktop e ganhar um toque mais personalizado, instale-o…

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More