PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

08/04/2011

O Antropocentrismo e o Perigo de Viver

antropocentrismo

O Antropocentrismo e o Perigo de Viver

O termo “antropocentrismo”, por ser pouco utilizado no linguajar comum, não é muito conhecido. No entanto a ideia e o sentimento, que ele encerra, constituem grave e significativo problema para a Humanidade e, portanto, para a  vida de todos nós.

Comecemos pela sua definição com o auxílio de dicionários: Antropocentrismo é: “s.m. Filosofia que considera o homem como o centro do universo.” (Dicionário Larousse Cultural); Antropocentrismo é: “s.m. Filos. Atitude ou doutrina antropocêntrica” (Dicionário Aurélio).

É sobre o aspecto de “atitude antropocêntrica”, que vamos procurar discorrer.

Conscientemente ou não o homem está procedendo, muitas vezes, de forma não condizente com as sábias leis da Natureza, por conta de sua autoconfiança estimulada por interesses próprios, como se fosse o centro de todo o poder universal esquecendo-se de que ao Criador cabe a providencial e sábia harmonização dessas leis.

Se é natural que estejamos ficando, cada vez mais temerosos com as perspectivas de terremotos, maremotos, enchentes, guerras, deslizamentos e efeitos de radiatividade, devemos nos preocupar também com os desmandos que ocorrem entre os homens: atitudes egoísticas e interesseiras; decisões impensadas e oportunistas; desentendimentos políticos, sociais e familiares.

Devemos sempre ter em conta que a conscientização e a formação moral, social e religiosa podem minimizar o perigo de viver.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 27/03/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics