PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

30/05/2011

Como inserir marcadores no Gmail e organizar suas mensagens

gmail2

Atenção: o artigo foi atualizado e mantido apenas como histórico (como era o gmail antigamente). Para ler o artigo atualizado clique no link Como inserir marcadores no Gmail e organizar suas mensagens

 

Trabalhe com marcadores no seu Gmail…

Marcadores (ou categoriais) nada mais são do que grupos de mensagens dispostas em pastas estruturadas que ajudarão você a organizar melhor seus e-mails recebidos. Nelas você poderá classificar suas mensagens por remetente ou assunto, criando um sistema organizado de  toda a sua comunicação pessoal ou corporativa da sua empresa. (Para não perder suas mensagens, leia Como fazer backup local do Gmail ).

O Gmail, como você deve saber, é um excelente gerenciador de mensagens eletrônicas online (webmail) que além de ser muito seguro ainda possui vários recursos operacionais que facilitarão o seu trabalho. Marcadores, assunto desse artigo, é um destes recursos disponíveis que com ajuda de filtros, fará todo trabalho de organização das suas mensagens de forma automática. Veja como a seguir:

Criando novos marcadores

Acesse o www.gmail.com

Para fazer o login, coloque o nome de usuário e senha (utilize sua conta do Orkut). Se você não tem uma conta do Google ainda, clique em [Criar uma nova conta].

imageCom o Gmail aberto, clique em uma mensagem que você deseja organizar em  um grupo específico (escolha mensagens que você recebe frequentemente de uma empresa, cliente ou amigo, por exemplo).

Com a mensagem aberta, clique no botão com uma [seta] que fica ao lado do botão [Responder] e selecione [Filtrar mensagens semelhantes].

image Em [Criar um filtro] clique no botão [Próxima etapa].

Observe que o filtro vai padronizar um critério para todos as mensagens com o mesmo remetente [De], que no nosso exemplo é noreply@wufoo.com

Obs.: Você pode definir também como filtro um Assunto ou Palavras, por exemplo. (teste também estas possibilidades – os filtros poderão ser editados ou excluídos depois)

image

Em [Aplicar o marcador], selecione [Novo Marcador]…

image Escolha um nome e clique em [OK]. No nosso exemplo escolhemos Wufoo.

image

Agora com o novo marcador criado, selecione-o em [Aplicar o marcador]. Para que o filtro funcione também para todas as mensagens anteriores, clique em [Aplicar este filtro também às …..]. Em seguida, clique no botão [Criar filtro].

imagePronto, o filtro foi criado. A partir de agora, todas as mensagens com o remetente definido pelo filtro serão posicionadas para a nova pasta Wufoo. Observe que todas as mensagens foram agrupadas na mesma pasta, que aparece no menu lateral (as pastas dos marcadores são dispostas em ordem alfabética)…

imageVolte agora para a caixa de [Entrada]. Observe que foi criado uma marcação com o nome da pasta Wufoo na frente do assunto…

image

Alterando cor e visibilidade (marcadores coloridos)

No menu lateral, clique na seta que aparece ao lado do marcador. Se desejar, altere a cor e a visibilidade do marcador. Também é possível renomear ou remover (excluir) o marcador nesta janela…

image No nosso exemplo, vamos alterar a cor para fundo laranja e fonte branco, facilitando assim a visualização…

image

Editando Marcadores e Filtros

Para gerenciar seus marcadores, clique em [Marcadores] e selecione [Gerenciar marcadores].

imageNesta página, você poderá criar, renomear ou ocultar seus marcadores. Também é possível remove-los.

Obs.: A remoção de um marcador não exclui as mensagens marcadas com ele. (fique tranquilo em renomear ou remover seus marcadores)…

image

Para editar seus filtros, em [Configurações] clique no link [Filtros]

image

Agora basta escolher o filtro correspondente, e clicar no link [editar] ou [excluir]

image

Referência: Como usar marcadores (Ajuda do Gmail)

Atenção: o artigo foi atualizado e mantido apenas como histórico (como era o gmail antigamente). Para ler o artigo atualizado clique no link Como inserir marcadores no Gmail e organizar suas mensagens

1 comentários:

Fábio Santiago disse...

Tem como fazer esse gerenciamento de marcadores pelo celular?

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More