PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

07/06/2011

Seu site está preparado para usuários IPv6? Faça o teste!

Nova geração IPv6, agora é para valer…

No artigo Transição IPv6. O que muda para o usuário final na internet? falamos sobre o novo protocolo de comunicação IPv6, sua implantação e o que muda na vida do usuário comum da internet. Tudo deverá estar adequado. Seu hardware, sua rede interna, seu provedor de acesso, empresas globais de telecomunicação e é claro todo o conteúdo da internet. É por isso que grandes como o Google, Facebook entre outros estão promovendo o dia IPv6, onde durante 24horas serão feitos testes para avaliar a conectividade com a rede mundial.

Veja abaixo a notícia do portal Terra, que participará também do evento:

Terra é 1º portal a se comprometer com o Dia Mundial do IPv6

10/05/2011 as 14:25 por Marcus Grando

Com o esgotamento de endereços IPs do IPv4 nos próximos meses (http://ipv6.he.net/statistics/), as empresas terão que estar preparadas para que suas aplicações e sistemas tecnológicos funcionem em IPv6, a nova versão do protocolo de comunicação na internet. Em pouco tempo, o IPv6 será a única possibilidade para os internautas navegarem na internet, pois são estes endereços que permite a conectividade dos dispositivos à rede mundial. Leia a matéria completa.

Se você é desenvolvedor Web ou técnico na área de TI já deve conhecer muito bem sobre estas mudanças. Se você ainda tem dúvidas, ou quer aprender mais, acesse o site http://www.ipv6.br do Comitê Gestor da Internet Brasil.

Se você é usuário final e blogueiro como eu,  também é importante ficar atento com a transição para a nova geração de protocolo Internet IPv6, para que o seu blog ou site esteja também preparado para as mudanças.

Para ver se o seu site já está acessível para ser visualizado por um usuário IPv6, faça o teste a seguir…

Veja se o seu site já está preparado para o IPv6


  Acesse o link: http://validador.ipv6.br/

image

Digite o endereço Web do site que você deseja verificar e clique no botão [Verificar].

Como exemplo, usamos o endereço do nosso blog Visual Dicas.

Obs.: Não coloque o prefixo http:// antes do endereço.

image

Finalizado o teste e o resultado é que o blog Visual Dicas já está preparado para ser visualizado via protocolo Internet IPv6.

imageObserve a imagem no campo [Como os usuários vêem este sitio….]. Clique sobre a imagem para ampliá-la…

image

As imagens mostram como o usuário visualiza o nosso site com os 2 protocolos IPv4+IPv6 coexistentes (1a. fase) e depois, só com o protocolo IPv6. Podemos verificar que muita coisa ainda não está visível neste momento para os usuários com apenas o IPv6. Isto porque outros servidores linkados no blog, como algumas imagens, e publicidade, por exemplo, ainda não estão preparados para a nova geração.

A transição está ocorrendo de forma lenta e gradual, mas ela é necessária e urgente. Nós usuários podemos colaborar e ajudar neste processo, conhecendo um pouco mais sobre esta transição, e na medida do possível,  divulgá-la para nossos pares e leitores, para que todos possam cobrar ações dos nossos provedores e  administradores de hosts, as mudanças necessárias em tempo adequado.

Se o seu site ainda não está acessível ao novo protocolo, não se preocupe. Apenas pergunte aos administradores do seu servidor se existem planos para implantar o IPv6 e quando isto ocorrerá…

Se o seu site está acessível, você poderá divulgar isso colocando um dos banners certificado no seu site ou blog. Basta copiar o código HTML do selo desejado, e colar no documento HTML.

image

Nosso selo está disponível no sidebar, mostrado abaixo:

image

Se desejar se aprofundar um pouco mais, faça o curso básico:ipv6-elearning.png
Aprenda mais sobre IPv6
Nosso e-learning é uma ótima introdução ao protocolo, com aproximadamente 4h de duração.
Se você não é técnico, mesmo assim será capaz de acompanhar os módulos 1 e 2!

Consulte também as apostilas de nosso curso IPv6 básico.

Fonte: http://curso.ipv6.br/ (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações – CEPTRO.BR)

image

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics