PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

14/10/2011

Educação integral e integrada

Educação Integral e Integrada

Com efeito, a conscientização referente ao sentido e ao desenrolar da vida exige uma integração harmoniosa entre o que se pensa, o que se sente, e o que se faz, em termos de vivência.

A educação é a ação de desenvolver e aperfeiçoar as faculdades físicas, intelectuais, emocionais e morais do homem.

A educação integral não pode prescindir dos fundamentos básicos: de saúde física, emocional e intelectual; de aprendizagem; de moral e civismo; de cultura, de ética e sociabilidade.

Sabemos que a educação informal (doméstica e popular) em geral não dispõe satisfatoriamente dos citados recursos técnicos, psicológicos e culturais, o que requer uma complementação escolar.

Contudo o que se tem notado é que, em termos de formação moral, até os mais “bem educados” nem sempre demonstram qualidades compatíveis com os valores morais que deveriam ser cultivados: honestidade, sinceridade, responsabilidade, respeito, dignidade...

A despeito da diversidade das crenças religiosas todas elas têm, em comum, a valorização do “saber”, do “bem”, do “direito e dever”, da “responsabilidade”, da “dignidade”, do “amor“ e da “perfeição”.

A religiosidade não implica necessariamente em discriminação de crença, de prática e de definições e sim, de sentimentos, de ideais e de dignidade moral.

Nem todos adotam uma “religião”, mas todos nós somos portadores de um sentimento inato de “religiosidade”, mesmo que em potencial.

Talvez o distanciamento, por escrúpulo, da religiosidade tenha sido uma das causas da educação atual estar tão fragilizada quanto à formação de homens verdadeiramente honestos, responsáveis e caritativos.

Por que não pensar na integração da religiosidade nos currículos escolares do Ensino Fundamental?

Educação e religiosidade complementam-se quanto ao propósito de proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano - corpo e alma.

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 28/08/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II <<< Participe

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More