PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

20/11/2011

Cuidado com o perfeccionismo

perfeccionista

 

A perfeição e o perfeccionismo

A perfeição é o “Estado do que é exato, correto, impecável.” Tem por característica a ausência de defeitos. (Dicionário Larousse Cultural)

A fim de valorizar seu trabalho todo bom empreendedor procura, com conhecimento, dedicação e capricho, isentar sua obra de quaisquer enganos, defeitos e imperfeições.

Como não somos perfeitos e lidamos com coisas imperfeitas temos dificuldade de alcançar, em todos os nossos atos e atividades, a perfeição desejada, por maior que seja a boa vontade.

O perfeccionismo consiste na “Tendência exagerada a querer fazer tudo com perfeição” (Dicionário Larousse Cultural)

Assim procedem os indivíduos a que se denomina “perfeccionistas”.

A tendência ao perfeccionismo decorre de um medo oculto de errar, que, muitas vezes, tem origem na necessidade de aprovação e carinho que vem desde a infância.

O transtorno dos perfeccionistas é não aceitar suas próprias falhas, não aceitando também as dos outros. Do descontentamento e do medo resultam as emoções desconexas e desagradáveis.

Sem o conhecimento do real motivo de suas mágoas e angústias compulsivas os perfeccionistas buscam incessantemente os elogios e as aprovações na esperança de se sentirem melhor.

O mais recomendável, porém, seria o reconhecimento da sua normal falibilidade e do seu gradativo aprimoramento, como todos devemos fazer.

  • Texto elaborado por Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 18/09/2011
  • Consulta: “Renovando Atitudes” (Francisco do E.S. Neto)

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II <<<<< PARTICIPEM

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More