PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

30/04/2012

Como instalar e mudar temas no wordpress

wordpress_themes

Temas no Wordpress

Temas, também denominados de layouts ou templates, são fundamentais, pois servem como uma moldura para o seu conteúdo do seu blog. Os temas devem ser leves, personalizados e visualmente agradáveis, ajudando a atrair e fixar a atenção do leitor. Veja abaixo o exemplo de um tema personalizado…

blog Squids - o seu blog social

O tema padrão do Wordpress é muito simples e muito publicado também. Por isso recomendamos que se utilize outros temas mais adequados ao conteúdo do seu blog. Na internet, assim como no próprio servidor do Wordpress, existem vários templates disponíveis (gratuitos ou pagos) para você baixar e instalar.

Para quem está começando usar o Wordpress agora e ainda tem dúvidas, veja como é fácil instalar um novo tema (template/layout) no seu blog…

Instalando um novo tema no Wordpress

Existem três maneiras de instalar um tema no Wordpress. Faça testes com as 3 formas que mostraremos a seguir e escolha o método que você julgar mais fácil e produtivo.

warning_48

ATENÇÃO: Só é possível instalar novos temas no wordpress.org, ou seja, instalado em um servidor próprio!

Se você utiliza o wordpress.com (versão que não precisa de domínio ou host próprio), somente será possível mudar o tema padrão para um dos temas disponíveis no site, não podendo instalar e nem criar novos.

MÉTODO I: Painel administrativo utilizando INSTALAR

Entre no seu blog, faça o login e acesse o painel do wordpress.org. Entre em [Temas].

image

Ou, se você já estiver no painel administrativo do Wordpress, acesse [Aparência] no menu lateral e clique em [Temas].

Depois clique na aba superior [Instalar Temas].

image

Nesta página você poderá pesquisar temas no banco de dados do Wordpress, usando uma “Palavra-chave”, “Destaques”, “Mais Recentes” ou “Atualizados recentemente“. Você também pode pesquisar temas utilizando “Filtro de Destaques”. Selecione os campos e clique no botão [Encontrar Temas].

image

Como exemplo, vamos fazer uma pesquisa usando o termo “modern”. Para isto digite o termo desejado e clique no botão [Pesquisar].

image

Agora role a tela e escolha o tema desejado. Antes de instalar, utilize o recurso [Visualizar] para avaliar o layout em ação sem precisar sair do painel de configuração.

image

Depois de escolhido o tema, clique no link [Instalar] que aparece abaixo da figura. No nosso exemplo iremos instalar o tema “Modern Style”.

image

Aguarde alguns instantes e clique no botão [Instalar].

image

Depois verifique como o tema ficará no seu blog, clicando no link [Visualizar]. Feche a janela visualizar, e se tudo estiver em conformidade clique no link [Ativar] para ativar o novo tema como o tema padrão para o seu blog.

image

Você ainda poderá ajustar seus Widgets, Menus e utilizar as Opções do tema.

warning_48

Importante: Quando você altera um tema para o seu blog, as posições dos widgets adicionados muda também. Portanto é necessário reajustar todos os widgets novamente.

image

Depois de tudo ajustado, visualize o seu blog. Veja como ficou o nosso blog de teste com o novo template…

image

Se você não gostar do resultado, não tem importância. Você poderá instalar quantos temas desejar, e ir alterá-los quando quiser…

MÉTODO II: Painel administrativo utilizando UPLOAD

Muitas vezes você encontra templates para Wordpress em sites, blogs ou serviços de internet (temas gratuitos ou pagos), onde poderá baixá-los diretamente para o seu computador.

Depois de fazer o download do arquivo, que geralmente vem no formato .zip, acesse o painel administrativo do Wordpress e entre novamente em  [Instalar Temas].

image

Em Instalar Temas, clique no link [Fazer Upload].

image

Clique em [Selecionar arquivo] e encontre o arquivo .zip baixado anteriormente. Depois de localizado o arquivo, clique no botão [Instalar].

image Aguarde alguns instantes e proceda conforme mostrado no método 1, para ativá-lo. Depois de ativado como o tema padrão, faça os ajustes que desejar nos widgets, menu e opções do tema

MÉTODO III: Instalar via FTP (somente usuários avançados)

Este método funciona através da transferência de arquivos do seu computador para o servidor via FTP. Para isto, é necessário que você tenha um aplicativo instalado na sua máquina (leia: O que significa FTP e para que serve? ~ Visual Dicas).

Depois de baixado o seu tema escolhido, descompacte-o no seu PC.

Abra o seu aplicativo de FTP (recomendamos o FileZilla), faça o login no serviço de transferência do seu servidor e acesse a página [wp-content].

image

Abra a pasta [wp-content] e acesse a pasta [themes].

image

Agora é só enviar a pasta do tema que está no seu PC para o servidor, dentro da pasta themes

No exemplo, instalamos a pasta zeecoporate, que possui o tema ThemeZee

image

Depois de concluída a transferência, o tema deverá ser ativado. Volte para o painel de configuração do Wordpress e siga o procedimento abaixo…

Ativar (mudar) um tema no Wordpress

Para mudar um tema padrão, ou seja, ativar um novo tema, acesse novamente o painel de configuração do Wordpress em [Temas], e clique na aba [Gerenciar Temas]  se necessário.

Observe que no campo Tema Atual é mostrado o tema padrão que o seu blog será apresentado…

image

Para mudar o tema atual, ou seja ativar um novo tema padrão, escolha no campo Temas disponíveis o template desejado.

Help

Observe que no campo Temas disponíveis você encontrará todos os temas que foram instalados anteriormente (através de qualquer um dos métodos descritos acima)…

image

Visualize o layout clicando no link [Visualizar] e clique em [Ativar] para definir o novo tema como padrão. Depois de ativado o novo tema, faça os ajustes nos widgets, menu, e opções do template

Nosso exemplo, vamos mudar o tema de Modern Style que era o tema padrão para o tema ThemeZee, que instalamos via FTP. Logo abaixo da descrição do tema, clicamos no link [Ativar].

image

Nosso blog de teste ficaria então assim, já com o novo tema padrão…

image

Acesse o blog de teste: visualdicas.com.br/byalf       

byALF

2 comentários:

timoteosouza disse...

Ola fiz tudo certo, mas o tema não muda, no painel aparece o tema que eu coloquei mas acessando o blog n~ao muda nada. o que pode ser?

byALF disse...

Olá Timoteo,

Por favor, envie-me o link do seu site para verificarmos...

Antes, experimente dar um [alt+F5] para atualizar o site...

Aguardo,

Visual Dicas

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics