PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

23/11/2015

A Evolução do Windows (Windows 1.0 ao Windows 10)

10251170

Microsoft Windows - 30 anos de história

Escrito originalmente em 20/10/2012 | Atualizado em 23/11/2015

Foi em 20 de novembro de 1985 que a Microsoft lançou a primeira versão do sistema operacional gráffico para desktop conhecido como Windows, criando uma nova era na informática. Nestes 30 anos o mundo conheceu 19 versões distintas que vai da versão Windows 1.0 até a versão do novíssimo Windows 10.

image

A seguir vamos descrever um pouquinho sobre as principais versões do Windows para PC, segundo a Wikipédia e sites de informática…

Windows – Linha do Tempo

Veja abaixo as principais versões Windows para relembrar a história da plataforma de computação mais utilizada no mundo:

1985 – Windows 1.0

Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows. Inicialmente, o Windows não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o MS-DOS e o usuário. Suas funcionalidades eram relativamente limitadas. (fonte: Wikipedia)

windows-11

1987 – Windows 2.x

O Windows 2.x foi uma interface gráfica do utilizador baseada em ambiente de funcionamento da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewlett-Packard. Foi lançado em 9 de dezembro de 1987 e substituído, posteriormente, pelo Windows 3.0 em 1990. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um.

O Windows 2.0 praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de ter mais recursos, ferramentas e cores. Os computadores daquela época eram ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. O Painel de Controle aparece pela primeira vez…

Existem duas versões especiais do Windows 2.1:

  • Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;
  • Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386. (fonte Wikipedia)

Windows2

1990 – Windows 3.x

Os ambientes operacionais Windows 3.x da família Microsoft Windows foram lançados entre 1990 e 1994. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, com o Macintosh da Apple Inc., e com o Commodore Amiga, que utilizava o GUI. Não eram

propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador.

Nesta versão a interface ganha um Gerenciador de Programas e Ícones (atalhos para aplicativos organizados em grupos) e suporte às fontes True Type. (fonte wikipedia).

win30

1995 – Windows 95

O Microsoft Windows 95 (codinome Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.

Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida.

Nesta versão houve a primeira aparição do menu iniciar e da barra de tarefas.

win95

1998 – Windows 98 

O Microsoft Windows 98 (nome de código Memphis) era um sistema operacional produzido pela Microsoft que foi lançado em 25 de Junho de 1998, sendo o sucessor do Windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica e incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. A versão 98 foi a última baseado no sistema operacional MS-DOS (fonte: wikipedia)

windows-98

2000 - Windows ME

O Microsoft Windows Millennium Edition (ME de Millennium Edition) é uma versão da popular linha de sistemas operacionais Windows para computadores pessoais, lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000 sendo o sucessor do Windows 98. Essa versão do Windows trouxe algumas inovações, como a capacidade de lidar com várias mídias digitais, vindo pronto para o MP3, um programa de edição de vídeo (Windows Movie Maker), um assistente de criação de redes digitais domésticas e versões de programas atualizados. Além disso, também foi incluída uma versão limitada da função hoje presente no Windows XP, que é a de "Restauração do Sistema", que permite restaurar arquivos de sistema importantes, caso alguma modificação do sistema ou instalação de software tenha dado errado.

Como o Windows ME pertencia a família 9x, a Microsoft voltou a investir na bem sucedida família NT que ganhou uma versão Home com o lançamento do Windows XP, para receber os usuários vindos do Windows 98 / Me. Com todo sucesso dos NT (2000,XP,Vista,7) a família 9X foi finalmente abandonada como a Microsoft já planejava fazer. O suporte ao cliente do Windows ME foi de apenas 6 anos, terminando em 11 de julho de 2006. (fonte wikipedia);

megames

2001 – Windows XP 

O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience,[2]. O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.[3]

As duas principais edições do sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos e é direcionada a usuários avançados e a empresas. O Windows XP Media Center Edition tem mais recursos de multimídia possuindo a capacidade de gravar e sintonizar programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música.

O Windows XP é conhecido pela sua estabilidade e eficiência que melhoraram ao longo das versões 9x do Microsoft Windows. Ele apresenta uma nova interface gráfica, uma mudança que o tornou mais amigável do que versões anteriores do Windows. É também a primeira versão do Windows a usar um programa de ativação na luta contra a pirataria de software, uma restrição que não foi muito bem aceita por muitos usuários que defendiam a privacidade. O Windows XP também foi criticado por alguns usuários devido suas vulnerabilidades de segurança, sua fraca integração entre aplicativos, como o Internet Explorer 6 e Windows Media Player, e para funções de contas de usuário. Suas últimas versões com o Service Pack 2, o 3 e o Internet Explorer 7 resolveram alguns desses problemas (fonte: Wikipedia).

windows_xp_iniciar

2007 – Windows Vista

O Windows Vista é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn.[1]O lançamento do Windows Vista veio mais de cinco anos depois da introdução do seu predecessor, o Windows XP, sendo o período mais longo entre lançamentos consecutivos de versões do Microsoft Windows.

O Windows Vista possui novos recursos e funções dos que os apresentados por sua versão anterior o Windows XP, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero antes conhecido pelo codinome Avalon, funções de busca modificadas (passando à atuar como as ferramentas Pesquisa, Executar e como o Windows Explorer), novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição; o que gerou uma grande dificuldade na aceitação do sistema pelos usuários finais devido à sua grande alteração e à sua grande exigência do computador (para operá-lo corretamente é necessário um mínimo de 1 GB de Memória RAM, e para uma utilização padrão o ideal é 2 GB) - (fonte wikipedia).

Problemas de desempenho e compatibilidade afastam usuários que preferem utilizar o Windows XP.

windows-vista-browser

2009 – Windows 7

O Windows 7 é uma versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops e PC's de centros de mídia, entre outros.[1] Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista.

Diferente do Windows Vista, que introduziu um grande número de novas características, Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para a linha Windows, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível. Apresentações dadas pela companhia no começo de 2008 mostraram um "Shell" novo, com uma barra de tarefas diferente, um sistema de "network" chamada de "HomeGroup", e aumento na performance. Algumas aplicações que foram incluídas em lançamentos anteriores do Windows, como o Calendário do Windows, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery não serão incluidos no Windows 7 - estes são oferecidos separadamente como parte gratuito do Windows Live Essentials, para download gratuito. Em 2012, o Windows 7 alcançou 46,7% dos usuários mundiais, continuando como o sistema operacional mais usado do mundo, ultrapassando até o Windows XP (fonte: wikipedia).

windows-7-64-bits-imagem-2

2012 – Windows 8

Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets[5]. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, [6] adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.

A Microsoft lançou o Windows Developer Preview, primeiro a beta para o público, no dia 13 de setembro de 2011, sendo seguida pela versão Consumer Preview no dia 29 de fevereiro de 2012.[9] No dia 31 de maio de 2012, foi liberada para download a versão Windows 8 Release Preview. A versão final tem lançamento previsto a 26 de outubro de 2012. (fonte: wikipedia)

windows-8-metro1

2014 - Windows 8.1

Apesar de não ter sido um lançamento totalmente novo, esse update gratuito suavizou as piores coisas do Windows 8. Os usuários podiam escolher inicializar para o desktop em vez da tela Iniciar, e o botão Iniciar voltou (mas não o verdadeiro menu Iniciar, que voltou apenas no Windows 10).

image

2015 - Windows 10

A Microsoft lançou o Windows 10 Technical Preview (nome de código Threshold) no dia 30 de setembro de 2014 e em seu lançamento foi enfatizado o retorno do Menu Iniciar de que tanto os utilizadores sentiam falta.

Quanto ao design, houve muitas alterações quando se compara com a versão anterior (Windows 8.1). A promessa do novo Windows é de unir o melhor de dois mundos que se tornaram distantes (Windows 7 e Windows 8.1).

Outro recurso apresentado foram as novas Live Tiles, que podem ser inseridas agora, ao lado do Menu Iniciar, e dimensionadas, tal como no Windows 8.1. Além disso, o Windows 10 traz diversos novos recursos e inovações que superam, em quantidade, as apresentadas no Windows Vista. Diversos recursos e funcionalidades foram substituídas/remodeladas ou, simplesmente, deletadas, tornando o sistema mais limpo e fluído. Funcionalidades comuns, como calculadora e o Internet Explorer, por exemplo, foram substituídas pelos Aplicativos Universais.

No dia 29 de julho de 2015, a versão final do Windows 10 foi lançada pela Microsoft.

Conheça o Windows 10:

Para saber mais sobre o Windows 10  e atualizar o seu computador acesse o link: Windows 10 - Faça coisas incríveis.

image

2 comentários:

L.L. disse...

Estou tendo problema para atualizar para windows 10, por favor, poderia me ajudar?

byALF disse...

Olá L.L.

Que problemas você está tendo?

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics