PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

10/11/2013

Estratégias de sucesso para superar o estresse

Superar o estresse é mais difícil do que parece, mas pode ajudar a conquistar o equilíbrio que você precisa

Da redação - Empregos.com.br

estresse-saiba-como-lidar-com-ele

Estresse: saiba como lidar com ele

Estresse foi durante muito tempo uma palavra associada a baixo desempenho profissional e problemas no trabalho. Não é mais. Existe o estresse positivo, fundamental para bons resultados profissionais e até pessoais, bem diferente do estresse tóxico, que revela estruturas de trabalho doentes, aumenta o número de faltas e reduz a produtividade. O estresse positivo e a ansiedade moderada que ele produz garantem uma performance mais apropriada ao funcionamento das organizações.

A gestão das organizações normalmente relega a um segundo plano a necessidade de um ambiente saudável, classificando o mal-estar como um problema exclusivo do colaborador. No entanto, empresas mais esclarecidas já corrigem esse viés, pois sabem que a performance do funcionário afeta diretamente os resultados corporativos e a competência dos colaboradores passa a ser reconhecida como o ativo principal da empresa.

Quer mudar? Acompanhe 9 estratégias de sucesso para superar o estresse:

1. Tenha autocompaixão: Não confunda sentir autocompaixão com ter pena de si mesmo. Na verdade, isso significa apenas que você não deve ser tão duro consigo mesmo quando falhar. Pare de se cobrar a perfeição. Por mais que você queira alcançá-la, essa é uma tarefa muito complicada. Contente-se em ser o melhor que você puder.

2. Olhe o contexto geral: Pensar em uma tarefa específica pode ser bastante estressante por diversos motivos. Você passa tempo demais focado na mesma coisa e começa a perder referências externas. Se você se mantiver conectado aos objetivos gerais, será mais fácil lidar com as tarefas pequenas.

3. Confie na rotina: Embora pareça entediante, a rotina pode garantir momentos de relaxamento para você. Isso acontece porque qualquer decisão que precise ser tomada – desde as mais complicadas até as mais simples – criam um estado de tensão na sua mente, o que causa o estresse. Já com a rotina, você consegue se colocar “no automático”, ou seja, fazer as coisas porque está habituado.

4. Faça algo que considera interessante: Você não pode se concentrar apenas nos problemas, isso vai destruir a sua sanidade mental. Por isso, reserve algum tempo do seu dia para fazer algo que você considera interessante. Não precisa ser, necessariamente, algo divertido ou relaxante, apenas algo que desperte o seu interesse. Esse tempo desligado dos problemas vai ajudá-lo a manter o equilíbrio.

5. Especifique sua lista de tarefas: Por mais que você se considere capaz de definir prioridades e colocá-las em prática, deixar a lista de tarefas muito “generalizada” vai atrapalhar o seu trabalho, ainda que você não perceba. Portanto, uma boa saída é ser tão específico quanto você puder. Coloque datas e horários para os seus compromissos, deixe claro quais são os passos de cada uma das tarefas a serem realizadas.

6. Pense “e se”: É claro que manter o pensamento positivo é fundamental para superar o estresse, mas em alguns momentos pode ser útil olhar para os seus planos e perguntar “e se”. Embora pareça um pensamento desnecessário, analisar as coisas sob essa perspectiva pode mostrar a você em que pontos você está pecando. Tendo consciência dos seus erros fica mais fácil corrigi-los sem se estressar.

7. Pense em progresso, não em perfeição: De nada vai adiantar tentar alcançar a perfeição. Lembre-se de que embora você se aproxime dela, o fato de não conseguir alcançá-la pode ser muito frustrante. Por isso, uma boa estratégia é pensar em progresso. Estabeleça metas e objetivos que signifiquem progresso na sua vida. Isso vai fazer com que você se sinta satisfeito.

8. Pense no que já conquistou: Assim como pensar no progresso ajuda a eliminar o estresse, olhar para trás e analisar tudo que você já conquistou também pode ser uma ótima saída. Dessa maneira você se sente motivado a seguir adiante, pensando em quantas coisas mais ainda pode conquistar.

9. Saiba quando escolher otimismo e pessimismo: O otimismo é uma característica muito positiva, mas em alguns casos pode atrapalhar o seu desempenho. Algumas vezes, uma dose de pessimismo pode trazer você de volta para a realidade e fazer com que você se esforce ainda mais para alcançar o que quer. Você só precisa saber qual é a hora exata de optar entre um e outro.

Créditos: Portal Universia

empregos.com

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics