PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

19/01/2014

Dicas para não perder o foco durante o ano

5 Dicas para não perder o foco no decorrer do ano

5 Dicas para não perder o foco no decorrer do ano

O que fazer para não cair nos velhos problemas de sempre e manter a boa vontade de mudar nesse ano novo?
Fábio Zugman

E aconteceu de novo, estamos no início de um novo ano. Passados todos os lamentos, sonhos e resoluções de ano novo, o momento de voltar à rotina se aproxima. Para Fábio Zugman, autor de “Criatividade sem segredos”e “Empreendedores esquecidos”, esse é um momento crucial.

“O momento da virada significa um marco importante em que muita gente espera voltar de uma forma diferente e renovada para a rotina do dia a dia. O problema é que as situações que deixamos para trás no recesso continuam no mesmo lugar quando voltamos às nossas vidas diárias” diz Zugman.

O que fazer, então, para não cair nos velhos problemas de sempre e deixar a boa vontade de mudar para o próximo ano novo? Segundo Fábio Zugman, o segredo é voltar para a rotina, mas estabelecer marcos e comportamentos novos que nos ajudem a mudar. Veja a seguir as dicas do especialista:

1) Crie um marco: Voltar à rotina do dia a dia é inevitável , no entanto, Zugman diz que sempre é possível salvar alguns momentos na semana para se tornarem “marcos de mudança”. “É irreal achar que ao voltar às atividades, a rotina de acordar cedo, trânsito, trabalho e estudos vai mudar radicalmente. O que se pode fazer, é identificar pequenos espaços de tempo aqui e ali que podem ser utilizados para atingir nossos objetivos” - completa o autor. Para isso, Zugman sugere que os espaços podem ir de cinco minutos por dia para quem quer entrar em forma e passar a subir escadas ao invés de pegar o elevador, a uma hora semanal para equilibrar todas as contas, passar tempo negociando com os bancos e futuramente pensar em atividades remuneradas que possam ser exercidas em paralelo para quem busca uma melhor saúde financeira em 2013. Mudanças radicais parecem boas no papel, mas a verdade é que se você inserir pequenos momentos que caibam em sua rotina, estará andando em direção à mudança de um modo realista e efetivo.

2) Substitua comportamentos: Se você se irrita com um colega de trabalho, ao voltar do recesso comece a dar uma volta antes de responder os e-mails dele automaticamente. Se quer perder os quilinhos ganhos nas festas de fim de ano, nem apareça naquele restaurante que você sabe que irá te conquistar com as sobremesas. “Ao voltar para a rotina, podemos identificar aqueles gatilhos que nos levavam a comportamentos que queremos mudar, e aproveitar a interrupção para simplesmente não retomar esses hábitos danosos.” diz Fábio Zugman. Para isso, basta substituir aquele comportamento que traz resultados negativos por outro mais positivo. “é uma boa forma de começar bem o ano deixando para trás algo que nos prejudica”.

3) Procure novas rotinas: junto a novos marcos e comportamentos, o início do ano é ótimo também para quem deseja estabelecer uma nova rotina. O fim do ano é aquele momento em que nos afastamos levemente da confusão do dia a dia, então, o retorno é um bom momento para aproveitar e colocar novas rotinas nesse dia a dia. “Se você quer aprender uma língua nova, dê um jeito de começar a estudar assim que voltar às suas atividades normais, estabeleça horários e dias e comece a estudar, mesmo que ainda não tenha iniciado um curso. O mesmo vale para quem quer economizar, entrar em forma, e outras resoluções de ano novo. A questão aqui é aproveitar o embalo do início de ano para já começar com novos elementos dentro da nossa rotina. É mais fácil colocar algo novo depois de uma parada do que quando a rotina começa a tomar conta”. Completa o autor de “Administração para Profissionais Liberais”.

4) Celebre as pequenas mudanças: O ano novo frequentemente é palco de grandes resoluções: “Vou parar de gastar dinheiro e virar um investidor”; “vou entrar em forma”; “vou mudar de carreira”, e assim por diante. No entanto, Zugman lembra que a maioria das mudanças que realmente valem a pena consome uma grande quantidade de tempo e esforço. Por isso, é preciso aprender a comemorar os pequenos avanços, perseguir nossos objetivos um passo de cada vez e se recompensar quando estamos na direção certa. “Não adianta acharmos que vamos subir na carreira, emagrecer 20 quilos ou sair do vermelho no banco e ter uma reserva financeira em pouco tempo” diz Zugman. “Por isso, é preciso ser realista e aprender a comemorar as pequenas vitórias do dia a dia, é através delas, um passo de cada vez, que chegaremos nos grandes objetivos que traçamos para nós”.

5) Observe sua vida de uma forma diferente: O recesso de fim de ano permite uma parada que possibilita uma visão da nossa vida de um modo diferente de quando estamos realizando as atividades do dia a dia. Ao retomar suas atividades, manter essa visão de fora é essencial. “Procure parar de vez em quando e tente olhar de fora sua situação. Se você fosse um observador olhando sua rotina, suas decisões diárias e o modo como você vive a sua vida, o que pensaria dessa pessoa? É uma boa forma de identificar erros e pontos a melhorar” – finaliza o autor.

Matérias relacionadas:

Aprenda Dicas para organizar sua rotina e tirar maior proveito da busca por emprego

empregos.com

1 comentários:

Blogger disse...

QUANTUM BINARY SIGNALS

Get professional trading signals delivered to your mobile phone every day.

Start following our signals today and earn up to 270% per day.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More