PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

30/05/2016

Aprenda a lidar com as divergências no trabalho!

estressenotrabalho

Aprenda a lidar com as divergências no trabalho.

Na internet, é comum os temas polêmicos tomarem conta das discussões. Mas como agir quando a conversa é no escritório?

por Empregos.com.br
http://www.empregos.com.br

Você já ouviu o ditado: futebol, religião e política não se discutem? Apesar da máxima, esses temas têm sido objeto de brigas constantes na internet. Mas o que fazer quando essas discussões invadem o ambiente de trabalho?

Para Fernando Lanzer, consultor de empresas na Holanda, em entrevista à Você S/A, os brasileiros têm medo de discordar uns dos outros.

Não queremos magoar as pessoas e vivemos muito na cultura de grupo”, afirma Fernando.

Esse hábito dificulta a diversidade de ideias e o aprofundamento de temas que, muitas vezes, precisam ser discutidos. Inclusive no contexto das empresas. Para ter ideias inovadoras e trabalhar bem em equipe, é essencial saber entrar em uma discussão de forma saudável. Só que, às vezes, discordar de um projeto na reunião pode ser difícil.

Quando acontece uma discussão, isso se complica porque a ideia é sempre que um sairá vencedor e outro ficará por baixo – virando mais uma disputa de ego do que um esforço para chegar a um consenso.

O foco é mais nas pessoas do que nas ideias”, diz Ana Pliopas, do Instituto Hudson, especializado em coaching, de São Paulo.

Ou seja, em vez de se criticar os argumentos, a outra pessoa é insultada ou vira objeto de piadas. Da mesma maneira, quando outros discordam de nossa posição, seja qual for a natureza do debate, sentimos que aquela discordância diz respeito a nós e não ao que estamos defendendo. É o famoso “levar para o lado pessoal”.

IDEIAS EM PRIMEIRO LUGAR

Aprender a ouvir ideias diferentes da sua sem tornar isso uma disputa, é necessário em um contexto no qual, cada vez mais as empresas, defendem a diversidade no mundo corporativo.

Quem não souber lidar com essas diferenças de forma respeitosa terá pouco lugar nas equipes.

Aprenda a lidar com as divergncias no trabalho

O caminho não é tão fácil: discutir com calma e respeito, como muitas coisas, é algo que só melhora com a prática.

Algo que fazemos muito é já pensar a resposta que daremos enquanto ouvimos o outro falar”, diz Ana.

Isso quer dizer que, em vez de escutarmos com atenção o que estão dizendo, para poder reagir sobre o que foi apresentado, os brasileiros se preocupam mais em ter uma resposta pronta e que vença de vez, a discussão. Portanto, fuja dessa sensação e encare o debate com profissionalismo.

Perdemos muito quando não queremos ouvir o outro, quando não nos abrimos para o diferente. Tantas ideias boas deixam de existir porque não temos coragem de falar algo menos popular”, diz Ana.

Para quem quer discordar de maneira mais saudável, antes de partir para assuntos muito polêmicos, o melhor é começar por temas neutros. Encarar toda conversa como uma forma de ganhar novas perspectivas é outra forma de começar o exercício.

Mas, se um colega não está aberto a uma conversa debate, não adianta forçar. Também é pouco produtivo debater com alguém que você já discutiu outras vezes.  Quando o ambiente de trabalho estiver pedindo concentração em uma tarefa, o melhor é deixar as discussões para depois.

Nesses casos, buscar alguma coisa em comum para manter o alinhamento da equipe, como um objetivo da empresa ou um valor partilhado por todos, pode ajudar a manter um clima mais produtivo.

Entender que as pessoas devem ser respeitadas e que as diferenças sempre existirão (e devem existir em uma democracia) é o primeiro passo.

Fonte: empregos.com.br

Formatos Banner

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics