PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

20/07/2016

Fazer um Blog: Qual a Melhor Plataforma para Começar?

Fazer um Blog: Qual a Melhor Plataforma para Começar? - Visual Dicas

Escrito por Danilo Moscardini em 18 de julho de 2015.

A cada dia que se passa cresce o número de Blogs que circulam na internet, já que esse é um meio onde qualquer usuário pode expor suas ideias e conquistar um público. Mas devido a grande quantidade de opções de plataformas muitas pessoas têm encontrado dificuldades de fazer um blog deixando de dar o pontapé inicial.

Mas agora iremos quebrar essa grande barreira. Até o fim do artigo você saberá como fazer um blog ainda hoje escolhendo a plataforma e as ferramentas que mais atende suas necessidades.

Qual plataforma escolher para fazer um blog?

Existem diversas plataformas para você criar seu blog e começar a expor seus pensamentos, dicas ou e seja la o que for. Cada uma delas com recursos diferenciados que pra você pode representar vantagem ou desvantagem.

Nesse artigo selecionamos duas grandes plataformas onde você poderá analisar com cuidado suas particularidades e escolher a ideal para iniciar seu Blog.

1-) Blogger

O Blogger é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas da Internet devido à facilidade e rapidez que proporciona qualquer pessoa de começar um blog e já começar a escrever.

Sendo do próprio Google, se você já tem uma conta no Gmail, basta acessar o site do Blooger com os mesmos dados. Caso não tenha, basta fazer uma.

Vantagens:

  • Gratuito - Se quer um Blog para expor suas ideias pessoais sem investir, pode ser uma vantagem.
  • Muitos tutoriais na Internet - Por ser uma das plataformas mais utilizadas do mundo, é fácil encontrar tutoriais ensinando personalizações e soluções para eventuais problemas.
  • Muitos temas gratuitos - Apesar dos temas padrões da plataforma não serem muito bonitos, você pode encontrar temas profissionais facilmente para instalar no seu Blog pesquisando no Google.
  • Configuração de Domínio Fácil - Muita das vezes a extensão Blogspot.com pode ser desagradável. Mas você pode contratar um domínio através de algum site de venda de domínios e configurá-lo facilmente em seu Blog.
Desvantagens:
  • Impossibilita certas utilidades - Devido o Blogger já ser uma plataforma antiga, você ficará impossibilidade de implantar diversos recursos. E-commerce por exemplo, é praticamente impossível através dessa plataforma.
  • Saber lidar com códigos HTML - Apesar de ser fácil encontrar tutoriais na Internet, as configurações do Blogger na maioria das vezes requerem manipulação no código. Isso significa que você terá que aprender pelo menos um pouco de html.
  • Necessita Backup manual - A plataforma é fornecida gratuitamente pelo Google. O que significa que se no dia de amanhã ele resolver encerrar o serviço, todo seu trabalho e esforço podem ir por água abaixo se você não salvar no seu computador cada artigo e cada configuração do seu blog.
2-) Wordpress

O Wordpress é a plataforma mais utilizada por profissionais devido ás grandes possibilidades que ele oferece. Abaixo você poderá conferir cada uma delas:

Vantagens:
  • Gratuito, mas requer Hospedagem - A plataforma é Open Source. Você pode baixá-la gratuitamente e instalar na sua hospedagem.
  • Fácil de Configurar SEO - Configurações SEO são ajustes que possibilitam que seu site seja indexado pelo Google e mostrado nos primeiros resultados de buscas. Como o Wordpress é uma plataforma mais moderna, já está mais preparada para essas configurações.
  • Fácil configurar Backup - Você pode salvar todo o trabalho do seu site com apenas alguns cliques. O que possibilita recuperar o seu blog por inteiro caso aconteça algo como ataque hacker e etc.
  • Permite configuração E-commerce - Através de Temas e Plugins você pode configurar seu Blog para comércio, possibilitando transformar seu Blog em uma loja virtual com todas as opções possíveis para o cliente realizar o pagamento.
  • Monetização - Com um Blog no Wordpress fica muito mais fácil utiliza recursos que permitem ganhar Dinheiro com seu Blog.
Desvantagens:
  • Exige investimento em serviços - Você precisa contratar uma hospedagem para ter um Blog no Wordpress e isso requer um pequeno custo mensal.
  • Nem todos os plugins são grátis - Dependendo dos recursos que desejar implantar em seu Blog, terá de comprar plugins específicos.
  • Nem todos os temas são grátis - Dependendo dos recursos que desejar implantar em seu Blog, terá de comprar um tema específico.

Se estiver disposto a começar seu Blog nessa plataforma, leia esse artigo e aprenda a criar seu Blog no Wordpress a partir do Zero.

Existem outras plataformas?

Sim, existem diversas plataformas de qualidade como o Joomla, Magento. Mas decidi escrever esse artigo se tratando apenas dessas duas por dois motivos:

  1. Com toda certeza, pelo menos uma das opções irá trazer todos os recursos necessários para fazer um Blog do seu jeito.
  2. Facilitar o pontapé inicial, mostrando apenas dois caminhos simples.

Porém, você pode continuar pesquisando a respeito das demais plataformas.

Conclusão

A melhor plataforma para Fazer um Blog é aquela que mais se adapta ás suas necessidades. Se você quer começar um Blog para ganhar dinheiro, recomendo fortemente o Wordpress, pois cada centavo investido será compensado. Caso seja Hobby ou então um meio de ajudar as pessoas, o Blogger é a melhor opção.

O que está esperando? Comece agora a criar seu Blog! Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários. =)

Por Danilo Moscardini em 18 de julho de 2015.
Como ganhar Dinheiro na Internet

1 comentários:

HPL Currículos disse...

Boa noite, gostei das dicas, eu já tenho o blog spot desde 2010, porem tenho uma dúvida, saberia me dizer como colocar meu formulário de inscrição ao final de cada post? Aguardo seu retorno, obrigado.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics