PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/10/2017

Série Arduino Básico #26 - Criando cores com LED RGB usando 1 potenciômetro (simplificado)

image

Série Arduino Básico

Continuando nossa Série Arduino básico, hoje mostraremos um projeto bem legal para você criar cores em um LED RGB através de um potenciômetro e botões seletores (push buttons). Neste projeto teremos três botões para selecionar as cores vermelho, verde ou azul em um Led RGB, que terão os seus brilhos ajustados por um potenciômetro. Quando nenhum botão é acionado, o Led RGB exibe a combinação de cores e brilhos definidos anteriormente pelo potenciômetro.

Obs.: Fazendo o controle do brilho de cada um dos leds encapsulado em um Led RGB podemos misturar estes brilhos e produzir diversas cores diferentes. Combinando os valores de cada cor podemos criar até 16,7 milhões de cores diferentes (256 X 256 X 256).

Objetivo: Para fins didáticos, estudo do PWM (Pulse Width Modulation), valores RGB (Red, Green and Blue) e aplicações com LEDs.

Tudo para o seu Arduino!

No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!

Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.

Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos

Led RGB controlado potenciômetro

Acesse o link: Projeto 26 - Criando cores com um led RGB (simplificado)

Ao pressionar os botões seletores (vermelho, verde e azul),  você poderá ajustar o brilho das cores girando o eixo do potenciômetro. O sentido do eixo do potenciômetro será definido pela polaridade, ou seja, no sentido horário o brilho do led aumentará.

Um potenciômetro aumenta (sentido horário) ou diminui (sentido anti-horário) o brilho do LED RGB independentemente da cor que ele está configurado no momento. Isto acontece em função do  PWM (Pulse Width Modulation, em português, modulação por largura de pulso) que varia de apagado (valor 0) até o brilho máximo (255).

Quando nenhum botão é pressionado, o Led RGB exibirá a combinação de cores e brilhos definidos anteriormente pelo potenciômetro.

image

Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:

Veja o tutorial completo em: Projeto 26 - Criando cores com um led RGB

byALF

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More