PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/08/2018

Série Arduino Básico #42 - Comparando sensores de temperatura NTC 10K, DHT11 e LM35

image

Série Arduino Básico

Continuando nossa Série Arduino básico, vamos comparar temperaturas ambiente lidas através de 3 sensores diferentes: Termistor NTC 10K, DHT11 e LM25, onde:

Termistor NTC (coeficiente negativo de temperatura) é um resistor sensível a temperatura. Sua resistência elétrica diminui à medida que a temperatura aumenta. Sua curva de temperatura em relação à resistência não é linear e tem um comportamento exponencial. Veja o gráfico abaixo:

DHT11 é um sensor básico de baixo custo utilizado para a medição de temperatura e umidade do ar ambiente através de um termistor e um sensor capacitivo. Existem várias versões diferentes do DHT11 com a mesma aparência e número de pinos. Portanto é importante verificar o "datasheet" do componente para obter suas características principais. Neste projeto utilizaremos a biblioteca DHTlib.zip que calcula diretamente os valores lidos no sensor transformando-os em valores reais.

Sensor LM35 é um circuito integrado que atua como sensor de precisão, no qual apresenta uma tensão de saída proporcional e linear à temperatura em que ele se encontrar no momento, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Célsius de temperatura.

Para conhecer melhor cada sensor, acesse os projetos: Projeto 41 - Usando o sensor de temperatura termistor NTC 10K com LCD, Projeto 40 - Sensor de temperatura e umidade DHT11 com display LCD e Projeto 09 - Sensor de temperatura LM35.

Objetivo: Para fins didáticos e projetos onde é necessária a medição e monitoramento de temperaturas do ambiente.

Tudo para o seu Arduino!

No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!

Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.

Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos

Comparando sensores NTC 10K, DHT11 e LM35

Acesse o link: Projeto 42 - Comparando sensores de temperatura

1. Ao executar o programa, a temperatura atual em Celsius lida pelo Termistor NTC será exibida no display LCD.

2. Ao apertar e soltar o botão (push button) será lida a temperatura através do sensor DHT11.

3. Ao apertar e soltar novamente o botão, será lida a temperatura através do sensor LM35, e assim, sucessivamente, Termistor NTC, DHT11 e LM35.

4. Para visualizar a leitura das temperaturas registradas, clique no ícone monitor serial do IDE, como mostra a figura abaixo:

image

Veja abaixo a montagem do circuito:

image

Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:

Veja o tutorial completo em: Projeto 42 - Comparando sensores de temperatura

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More