PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/08/2018

Série Arduino Básico #42 - Comparando sensores de temperatura NTC 10K, DHT11 e LM35

image

Série Arduino Básico

Continuando nossa Série Arduino básico, vamos comparar temperaturas ambiente lidas através de 3 sensores diferentes: Termistor NTC 10K, DHT11 e LM25, onde:

Termistor NTC (coeficiente negativo de temperatura) é um resistor sensível a temperatura. Sua resistência elétrica diminui à medida que a temperatura aumenta. Sua curva de temperatura em relação à resistência não é linear e tem um comportamento exponencial. Veja o gráfico abaixo:

DHT11 é um sensor básico de baixo custo utilizado para a medição de temperatura e umidade do ar ambiente através de um termistor e um sensor capacitivo. Existem várias versões diferentes do DHT11 com a mesma aparência e número de pinos. Portanto é importante verificar o "datasheet" do componente para obter suas características principais. Neste projeto utilizaremos a biblioteca DHTlib.zip que calcula diretamente os valores lidos no sensor transformando-os em valores reais.

Sensor LM35 é um circuito integrado que atua como sensor de precisão, no qual apresenta uma tensão de saída proporcional e linear à temperatura em que ele se encontrar no momento, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Célsius de temperatura.

Para conhecer melhor cada sensor, acesse os projetos: Projeto 41 - Usando o sensor de temperatura termistor NTC 10K com LCD, Projeto 40 - Sensor de temperatura e umidade DHT11 com display LCD e Projeto 09 - Sensor de temperatura LM35.

Objetivo: Para fins didáticos e projetos onde é necessária a medição e monitoramento de temperaturas do ambiente.

Tudo para o seu Arduino!

No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!

Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.

Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos

Comparando sensores NTC 10K, DHT11 e LM35

Acesse o link: Projeto 42 - Comparando sensores de temperatura

1. Ao executar o programa, a temperatura atual em Celsius lida pelo Termistor NTC será exibida no display LCD.

2. Ao apertar e soltar o botão (push button) será lida a temperatura através do sensor DHT11.

3. Ao apertar e soltar novamente o botão, será lida a temperatura através do sensor LM35, e assim, sucessivamente, Termistor NTC, DHT11 e LM35.

4. Para visualizar a leitura das temperaturas registradas, clique no ícone monitor serial do IDE, como mostra a figura abaixo:

image

Veja abaixo a montagem do circuito:

image

Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:

Veja o tutorial completo em: Projeto 42 - Comparando sensores de temperatura

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics