PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

20/05/2019

Série Arduino Básico #53 - Usando alarmes com RTC DS3231 (pino SQW) - Arduino

modulo arduino rtc real time clock ds3231 hora + bateria pic

Série Arduino Básico

Neste projeto mostraremos como utilizar o pino SQW do módulo RTC DS3231 para gerar até dois alarmes. Também vamos criar um relógio digital com data e monitoramento da temperatura ambiente. O relógio exibe no display a hora, minutos e segundos e a cada 3 segundos exibe a data e a temperatura sucessivamente. Ao setarmos a data, hora, minutos e/ou segundos do disparo dos alarmes, o relógio irá atuar como um temporizador de disparos para acionarmos 2 componentes eletrônicos que no nosso projeto utilizamos 2 leds.

Observações:

1) Utilizamos o módulo RTC DS3231 para funcionar como relógio, alarme e controle de temperatura ambiente.

2) Este projeto foi desenvolvido para um display LCD com controlador HD44780 em conjunto com o módulo serial I2C (opcional), que poderá ser separado ou soldado diretamente no display.

3) Se você não possui um módulo I2C para display LCD, poderá adequar o projeto para o display LCD sem o adaptador. Veja como montar o display no projeto Projeto 38 - Controlando um display LCD (instalação e comandos básicos).

4) Este projeto utilizará uma biblioteca específica para o módulo RTC DS3231 e portanto não funcionará com outros módulos RTC. A biblioteca utilizada possui comandos para alarme através do pino SQW.

Módulo RTC DS3231 de alta precisão: O Real Time Clock (RTC) DS3231 é um relógio de tempo real de alta precisão e baixo consumo de energia. Em sua placa vem embutido um sensor de temperatura, um gravador de dados EPROM e um cristal oscilador para melhorar sua exatidão.

Resultado de imagem para módulo rtc ds3231

Observações sobre o módulo RTC DS3231:

1) Utiliza o protocolo de comunicação I2C. O I2C é um protocolo de baixa velocidade de comunicação criado pela Philips para comunicação entre placa mãe e dispositivos, Sistemas Embarcados e circuitos de celulares.

2) É capaz de fornecer informações como segundo, minutos, dia, data, mês e ano (de 2000 a 2099). Correções como meses com menos de 31 dias e anos bissextos são corrigidos automaticamente e pode operar tanto no formato 12 horas como 24 horas.

3) Em caso de falha de energia o DS3231 automaticamente aciona a bateria para evitar perda de dados.

4) Possui um sensor de temperatura com precisão de 3ºC.

Aplicação: Para fins didáticos e projetos para controle de tempo e temperatura com exibição em display de cristal líquido.

Tudo para o seu Arduino!

No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!

Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.

Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos

Como o projeto deve funcionar

Acesse o link: Projeto 53 - Usando alarmes com RTC DS3231 (pino SQW)

1. Se você vai utilizar o módulo RTC pela primeira vez, altere os sketch do projeto para configurar a hora e data atual: Retire as barras duplas de comentário da linha 44 executar a função que vai ajustar a data e hora do seu módulo.

1.1. Após ajustar o programa, você não precisará mais realizar esta operação. Somente altere os dados novamente no caso de precisar substituir a bateria do módulo, que deve durar aproximadamente 5 anos.

2. Ao iniciar o programa, você irá visualizar na primeira linha do display a hora, minutos e segundos e na segunda linha a data e a temperatura a cada 3 segundos.

2. Se você realizou o ajuste para configurar a hora e data atuais, desligue o Arduino da fonte e altere novamente o sktech, inserindo as duas barras na linha 44.

3. Pronto, agora rode o programa para visualizar a hora, data e temperatura ambiente. Se acabar a energia elétrica ou se você desligar o Arduino, a hora e data estarão sempre atualizadas graças a bateria que vem acoplada ao módulo RTC.

4. Para setar os alarme, abra o editor IDE do Arduino e defina apenas um "alarm1" e/ou um "alarm2", retirando as barras duplas que antecedem as linhas de comando.

4.1. Altere os valores de Date, Hour, Minute e Second de acordo com o período que se deseja disparar o alarme.

4.1.1. Veja o exemplo abaixo onde setamos o alarme 1 para disparar a cada 20 segundos e o alarme 2 para disparar todos os dias às 16h:52min.

5. Quando o alarme 1 for disparado o led vermelho se acenderá e quando o alarme 2 for disparado o led azul se acenderá.

6. Abrindo o monitor serial, você poderá acompanhar todos os disparos dos alarmas em tempo real, segundo a segundo.

Veja abaixo a montagem do circuito:

http://www.visualdicas.com.br/transfer/Screenshot_31.png

Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:

Veja o tutorial completo em: Projeto 53 - Usando alarmes com RTC DS3231 (pino SQW)

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics