PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/09/2019

6 alternativas gratuitas ao Matlab para o Windows

Resultado de imagem para matlab
 

No artigo Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab escrevemos sobre o GNU Octave, um softawre livre alternativo ao Matlab. Neste artigo vamos abordar os 6 melhores softwares gratuitos que substituem plenamento o Matlab. Mas enfim,  o que é Matlab?

MatLab para que serve?

Quem estuda matemática, física ou engenharia com certeza já utilizou os aplicativos Matlab® ou o Mathematica.  Estes softwares, chamados de CAS (Computer Algebra System), fazem todo o trabalho matemático necessário para qualquer área, incluindo cálculos integrais, derivadas, análises, gráficos e plugins que se conectam com outros softwares ampliando suas funcionalidades.

O MatLab é uma linguagem de desenvolvimento e de programação mais utilizado no Brasil, destinado aos pesquisadores científicos, professores, estudantes e profissionais nos domínios da física, matemática e engenharias. O software permite realizar tarefas altamente complexas e com grandes quantidades de cálculos matemáticos.

Infelizmente, tanto o MatLab como o Mathematica não são gratuitos. Aliás, são bem caros por sinal, em torno de U$ 300,00 a  2.500,00 por licença, dependendo do pacote adquirido. Pensando nisso, pesquisamos e encontramos 6 programas gratuito com funções bastante semelhantes ao MatLab. Veja a seguir:

Sofwares alternativos ao Matlab

1) GNU Octave software alternativo ideal

Resultado de imagem para gnu octave

Acesse o site: https://www.gnu.org/software/octave/

O GNU Octave tem copatibilidade extrema com o MATLAB. Inclusive, projetos desenvolvidos para MATLAB podem ser executados no GNU Octave sem nenhuma modificação necessária.

2) Scilab software substituto adequado

Resultado de imagem para Scilab

Acesse o site: https://www.scilab.org/

Scilab é um substituto adequado para o MATLAB também. Ele tem algumas diferenças em termos de sintaxe, mas nada que você não consiga entender se pesquisar na documentação que o acompanha.

3) Freemat software similar ao Matlab

Resultado de imagem para freemat

Acesse o site: http://freemat.sourceforge.net/

Softwares similar ao Matlab voltado para o cálculo numérico, engenharia e aplicações científicas. Indiciado para prototipagem científica e processamento de dados. Está disponível sob a licença GPL.

4) Maxima sistema de álgebra

Resultado de imagem para maxima algebra

Acesse o site: http://maxima.sourceforge.net/

O Maxima é o mais antigo de todos, pois seu código fonte é baseado no programa Macsyma, escrito em linguagem LISP.

É um Sistema de álgebra computacional de manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo diferenciação, integração, expansão em série de Taylor, transformadas de Laplace, equações diferenciais, entre outras. Pode ainda traçar gráficos de funções e dados em duas ou três dimensões.

5) Spyder poderoso ambiente científico 

Resultado de imagem para sagemath

Acesse o site:   https://www.spyder-ide.org/

O Spyder é um poderoso ambiente científico escrito em Python, para Python, e projetado por e para cientistas, engenheiros e analistas de dados. Ele oferece uma combinação exclusiva das funcionalidades avançadas de edição, análise, depuração e criação de perfil de uma ferramenta abrangente de desenvolvimento com a exploração de dados, execução interativa, inspeção profunda e belos recursos de visualização de um pacote científico.
Entretando o Spyder tem compatibilidade limitada com o MATLAB, sintaxe. Isso requer que você aprenda um pouco da linguagem de programação Python, ou seja, se você planeja se sair bem.

6) StageMath

image

Acesse o site:   https://www.sagemath.org/
O SageMath é um sistema gratuito de software de matemática de código aberto licenciado sob a GPL. Ele se baseia em muitos pacotes de código aberto existentes: NumPy, SciPy, matplotlib, Sympy, Maxima, GAP, FLINT, R e muito mais. Acesse seu poder combinado por meio de uma linguagem comum baseada em Python ou diretamente por meio de interfaces ou wrappers.
byALF 

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics