PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

17/10/2019

Série Arduino Básico #57 - Display 7 segmentos com decodificador CD4511 e Arduino

http://www.visualdicas.com.br/transfer/Screenshot_59.jpg

Série Arduino Básico

Neste projeto vamos mostrar como utilizar um display de leds 7 segmentos controlado pelo circuito integrado CD4511. O projeto irá mostrar números de 0 a 9 a cada segundo. Utilizamos neste projeto um display de 7 segmentos catodo comum.

Observações:

1. Para utilizarmos um display anodo comum é necessário acrescentar transistores ou operadores lógicos nas saídas dos pinos do CD4511, que ao meu ver, inviabilizaria a sua aplicação.

2. Antes de iniciar este projeto, recomendo que veja os seguintes tutoriais: Projeto 54 - Usando display 7 segmentos com Arduino eProjeto 55 - Usando display 7 segmentos com Arduino (código otimizado).

CD4541 é um circuito integrado que atua como um decodificador BCD-8421 (Binary-Coded Decimal) para display 7 segmentos. O CD4541 utiliza 4 entradas e 7 saídas que controlam os leds dos segmentos do display.

A vantagem de se usar o decodificador CD4511 é que ele utiliza somente 4 portas digitais do Arduino, tornando o circuito mais simples e deixando mais portas livres para uso de outros componentes como sensores, atuadores, módulos, etc

http://www.visualdicas.com.br/transfer/Screenshot_60.jpg

Decodificadores: Os decodificadores, são circuitos que servem para fazer a conversão entre dois tipos de codificação diferentes. Há muitos códigos utilizados na eletrônica digital, e  entre eles podemos destacar: BCD-8421 código Gray, código Jonhson, código ASCII e uma outra infinidade de códigos. Portanto utilizamos o CD4511 para converter um número binário em uma representação decimal.

Display de 7 segmentos: é um componente eletrônico utilizado para apresentar informações visuais. Possui apenas 1 dígito, formado por 7 segmentos de leds acionados de forma independente mais o led do ponto que fica no canto inferior direito do display. Desta forma é possível formar caracteres de 0 a 9, hexadecimais de A a F, e algumas letras do alfabeto latino. O display e formado pelo arranjo de LEDs (diodos emissores de luz) encapsulados em um invólucro apropriado, controlados individualmente, que podem estar acesos ou apagador, formando assim o caractere desejado. É possível encontrar no mercado, displays de catodo comum e de anodo comum.

http://www.visualdicas.com.br/transfer/Screenshot_61.jpg

Aplicação: Para fins didáticos e projetos com relógios digitais, e equipamentos com contadores.

http://www.squids.com.br/arduino/templates/jsn_epic_free/images/logo.png

No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!

Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.

Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos

Como o projeto deve funcionar

http://www.visualdicas.com.br/images/stories/apply.pngAcesse o link: Projeto 57 - Display 7 segmentos com decodificador CD4511 e Arduino

1. Ao iniciar o programa, o display irá mostrar o número zero.

2. Após 1 segundo, o ponto no canto inferior do display irá piscar 2 vezes e mostrar o número um, e assim sucessivamente, mostrando os números de 0 a 9. Este processo se repetirá indefinidamente até que se desligue o Arduino de uma fonte de energia.

Veja abaixo a montagem do circuito:

Montagem com display 7 segmentos (catodo comum) - Simulação

Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:

Veja o tutorial completo em: Projeto 57 - Display 7 segmentos com decodificador CD4511 e Arduino

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics